"Pretendo trocar meu carro com câmbio manual para um automático, mas é verdade que o automático "bebe" mais e oferece menor retomada nas ultrapassagens?"
Jorge Saba, de Curitiba.
Resposta
Os veículos com câmbio automático são mais práticos e confortáveis, principalmente em trânsito pesado. Como não há necessidade de acionar a embreagem, apenas o acelerador e freio, a direção torna-se mais agradável e menos cansativa. A manutenção é mais cara, mas de difícil ocorrência, comparada com os manuais. Quanto ao consumo, varia da forma com que o motorista dirige. Mas, em geral o automático gasta um pouco mais. Porém se compararmos os câmbios CVT (continuamente variável) aplicados, por exemplo, no Honda Fit e no Nissan Murano, esta afirmação é incorreta, pois é possível obter infinitas relações de marcha, obtendo uma ótima relação entre desempenho e consumo em todas as velocidades.
Wilson Parisotto, professor da disciplina de Motores Automotivos da Tuiuti.
* * * * * * *
Tem alguma dúvida sobre mecânica ou legislação de trânsito? Precisa de alguma orientação? Escreva para o "Espaço do Leitor" do Caderno Automóveis Indicadores da Gazeta do Povo: Rua Pedro Ivo, 459, Centro, CEP. 80.010-020, Curitiba, Paraná. Ou pelo e-mail: (automoveis@gazetadopovo.com.br).
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast