A Volvo traz ao Brasil a sua nova linha de pesados, que inaugura uma nova era tecnológica de caminhões da fabricante sueca no país. A geração atualizada dos modelos FH, FM e FMX têm como principal novidade os avanços nos sistemas de inteligência artificial, que permitem desde a economia de combustível até o melhor gerenciamento de frota por meio de aplicativos para celular, além de mais opções de motorização.
A produção na planta de Curitiba de toda a linha F renovada está em andamento e as entregas para o território nacional começam em janeiro do ano que vem. Ao longo de 2015, a marca passará a vendê-la para os demais países latino-americanos. De acordo com a Volvo, a renovação implicará em um aumento de cerca de 20% nos preços das diferentes configurações dos três modelos.
Entre os destaques dos pesados FH e FM estão o app MyTruck, que permite o acesso remoto a informações sobre o veículo, como nível de combustível e do óleo, assim como o funcionamento das lanternas e dos faróis; e a tecnologia I-See, que memoriza as condições geográficas das regiões em que os caminhões trafegam para gerenciar as trocas de marchas e o uso do freio motor em viagens futuras.
Este último sistema, que virá embarcado apenas nos caminhões FH, é conectado à caixa de câmbio automatizada da Volvo, a I-Shift. A estimativa é que apenas o I-See proporcione uma economia de combustível de até 3%.
Já a conexão entre os telefones e o aplicativo MyTruck se dá por meio de um chip semelhante a um aparelho celular, instalado dentro dos veículos.
Motores
A linha F ganhará também propulsores mais potentes para os modelos FMX e FM. O primeiro terá agora uma versão com motor de 540 cv, que complementa as potências de 370 cv, 380 cv, 420 cv, 460 cv e 500 cv presentes no portfólio. Além disso, o FMX virá com uma configuração com eixo para 150 toneladas e a opção de caixa de câmbio para operações fora de estrada.
Por sua vez, o pesado FM ganhará um novo bloco de 380 cv, sem contar o de 370 cv já existente, com configurações 4x2, 6x2 e 8x2, e um novo eixo traseiro, que amplia a capacidade de carga para 65 toneladas. Os veículos da linha F são equipados ainda com o freio auxiliar retarder e um freio motor com 510 cv de potência.
Por dentro, a cabine do Volvo FH aumentou o espaço interno em um metro cúbico, o que ampliou o espaço de armazenamento em 300 litros, além de vir com um novo colchão e um banco de motorista reprojetado.
Com os lançamentos, a Volvo visa a liderança das vendas de veículos pesados no país. Neste ano, a marca prevê uma participação no mercado brasileiro de 19%.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião