Algumas motocicletas, especialmente as esportivas e projetadas para rodar no asfalto, têm uma espécie de acabamento metálico na ponta de cada extremidade do guidão. Mas, o que é aquilo e para que serve? Não são meramente enfeites ou peças de acabamento para encarecer as motos, nem tampouco capricho dos projetistas. São pesos, cientificamente estudados, e funcionam para deixar o guidão mais leve nas manobras em baixas velocidades. É que o guidão das motocicletas com características esportivas, ou de rua, são mais estreitos, para facilitar a tocada. Ao contrário das motos de fora de estrada, que têm o guidão mais largo. O guidão funciona como uma alavanca, fazendo girar o garfo que prende a roda dianteira. Segundo as leis da física, quanto maior a alavanca, menor será o esforço. Como o guidão é estreito, os pesos nas extremidades aumentam a massa e funcionam como uma extensão da alavanca, deixando-o mais leve.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião