Algumas motocicletas, especialmente as esportivas e projetadas para rodar no asfalto, têm uma espécie de acabamento metálico na ponta de cada extremidade do guidão. Mas, o que é aquilo e para que serve? Não são meramente enfeites ou peças de acabamento para encarecer as motos, nem tampouco capricho dos projetistas. São pesos, cientificamente estudados, e funcionam para deixar o guidão mais leve nas manobras em baixas velocidades. É que o guidão das motocicletas com características esportivas, ou de rua, são mais estreitos, para facilitar a tocada. Ao contrário das motos de fora de estrada, que têm o guidão mais largo. O guidão funciona como uma alavanca, fazendo girar o garfo que prende a roda dianteira. Segundo as leis da física, quanto maior a alavanca, menor será o esforço. Como o guidão é estreito, os pesos nas extremidades aumentam a massa e funcionam como uma extensão da alavanca, deixando-o mais leve.
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião