Imagine comprar um carro zero quilômetro por R$ 7 mil? No Brasil é algo inimaginável, mas na Índia não. Por lá, esse é o valor cobrado pelo supercompacto Nano, da Tata Motors, que também é proprietária da Jaguar e Land Rover. Ele custa quase quatro vezes menos que o modelo mais acessível em solo brasileiro: o Renault Clio Authentique 1.0, que parte de R$ 27,1 mil.
A enorme diferença no preço é uma das constatações feitas pela consultoria automotiva Jato Dynamics, que identificou os carros mais baratos nos principais mercados do mundo. E o resultado mostra que o mercado brasileiro ocupa o 14.º lugar no ranking, ou seja, ele consegue ser ‘mais barato’ que apenas cinco países quando o assunto é preço de automóvel.
Os modelos vendidos por aqui também ficam atrás de outros mercados no quesito equipamentos. O Dacia Sandero vendido na Grã-Bretanha, por exemplo, possui controle de tração e estabilidade. Seu preço é de 5,2 mil libras esterlinas (cerca de R$ 25,4 mil) .
O Renault Clio vendido no Brasil, no comparativo, é cerca de R$ 2 mil mais caro, não traz os dispositivos de segurança. Dacia e Renault são parceiras no mercado europeu. O Sandero, inclusive, é o modelo mais acessível em seis das 19 localidades pesquisadas.
A lista mostra ainda os Estados Unidos na penúltima posição do ranking, o que dá a impressão de ser um mercado caro. Ma não é. Na verdade, na terra do Tio Sam quase não existe carros zero-quilômetro ‘pelados’ como no Brasil.
Um dos mais ‘populares’ por lá é o Nissan Versa 1.6 (109 cv), que oferece de fábrica direção elétrica, ar-condicionado, sistema de áudio com entrada auxiliar, airbags laterais e de cortina (além do duplo frontal), monitoramento da pressão dos pneus, controles de estabilidade e de tração e freios ABS com distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA).
E o preço: US$ 12 mil (R$ 37,5 mil). Por aqui, o Versa começa em R$ 41.990, com motor 1.0 (77 cv), e da versão norte-americana repete de série apenas direção elétrica, ar-condicionado e freios com EBD e BA.
No entanto, o aumento da concorrência no Brasil tem favorecido o incremento de itens de série nos modelos de entrada, como direção hidráulica ou elétrica, ar-condicionado e vidros e travas elétricos.
Entre os motivos para a etiqueta mais salgada em nosso mercado estão a alta carga tributária do país e os custos pesados com logística. Mas, não é só isso. Acrescente nesta conta a margem de lucro das montadoras e a disposição de o consumidor em pagar um valor bem superior ao de outros mercados.
Confira abaixo quais são os carros mais baratos nos 19 países incluídos no ranking (com a moeda já convertida para o real):
1º Índia - Tata Nano: R$ 7 mil
Outros em conta: Maruti Alto 800 0.8 STD (R$ 11,7 mil) e Hyundai Eon 0.8 D-Lite (R$ 14 mil)
2º China - Jiangnan TT: R$ 10,5 mil
Outros em conta: Gonow Way 1.0 Utility (R$ 13 mil) e Faw Jiabao V52 1.0 Utility (R$ 13,5 mil)
3º Rússia - Daewoo Matiz : R$ 16,5 mil
Outros em conta: Lada Granta 1.6 STD (R$ 18,5 mil) e Lada Priora 1.6 Norma (R$ 20 mil)
4º Chile - Changan CV1: R$ 19,4 mil
Outros em conta: Suzuki Alto 0.8 GL (R$ 19,9 mil) e JAC J2 1.0 (R$ 20,1 mil)
5º Japão - Daihatsu Mira: R$ 19,5 mil
Outros em conta: Toyota Pixis Epoch 0.7 CVT (R$ 19,5 mil) e Subaru Pleo 0.7 Plus CVT (R$ 19,5 mil)
6º México - Chevrolet Matiz: R$ 20,1 mil
Outros em conta: Nissan March 1.6 Active (R$ 24,9 mil) e Chevrolet Spark 1.2 LS (R$ 25,1 mil)
7º Alemanha - Lada Granta: R$ 23,3 mil
Outros em conta: Dacia Sandero 1.2 Essentiel (R$ 23,8 mil) e Lada Kalina 1.6 (R$ 24 mil).
8º Canadá - Nissan Micra : R$ 24,7 mil
Outros em conta: Chevrolet Spark 1.2 LS (R$ 30 mil) e Mitsubishi Mirage 1.2 ES (R$ 30,9 mil).
9º Itália Dacia Sandero: R$ 24,9 mil
Outros em conta: Renault Twingo 1.2 Night & Day (R$ 25 mil) e Suzuki Alto 1.0 L (R$ 26 mil)
10º Grã-Bretanha - Dacia Sandero : R$ 25,4 mil
Outros em conta: Dacia Logan 1.2 Access (R$ 30,3 mil) e Dacia Sandero 0.9 Ambiance (R$ 33,9 mil)
11º Austrália - Suzuki Alto : R$ 25,8 mil
Outros em conta: Geely Mk 1.5 GL (R$ 28,1 mil) e Mitsubishi Mirage 1.2 (R$ 28,1 mil)
12º Áustria - Dacia Sandero : R$ 26,2 mil
Outros em conta: Skoda Citigo 1.0 Easy (R$ 28,4 mil) e Dacia Logan 1.2 (R$ 28,7 mil)
13º Coreia do Sul - Kia Morning: R$ 26,4 mil
Outros em conta: Chevrolet Spark 1.0 L (R$ 27,6) e Hyundai Accent 1.4 Style (R$ 31,4 mil)
14º Brasil - Renault Clio: R$ 27,1 mil
Outros em conta: Fiat Palio 1.0 Fire (R$ 27,4 mil) e Fiat Uno 1.0 EVO Vivace (R$ 28,6 mil)
15º Espanha - Dacia Sandero: R$ 29,1 mil
Versão: 1.2 Base (hatch)
Outros em conta: Tata Indica 1.4 High (R$ 29,5 mil) e Ford Ka 1.2 Trend+ (R$ 30,4 mil)
16º Nova Zelândia - Proton S16 FLX: R$ 29,3 mil
Outros em conta: Chery J3 1.6 (R$ 31,3 mil) e Fiat Panda 0.9 Easy Dualogic (R$ 31,3 mil)
17º Irlanda - Dacia Sandero: R$ 34,5 mil
Outros em conta: Seat MII 1.0 (R$ 36,1 mil) e Dacia Sandero 0.9 90HP Alternative (R$ 38,3 mil)
18º Estados Unidos - Nissan Versa: R$ 37,4 mil
Outros em conta: Chevrolet Spark 1.2 LS (R$ 38,3 mil) e Mitsubishi Mirage 1.2 Mirage DE (R$ 40,6 mil)
19º Turquia - Dacia Sandero: R$ 40,5 mil
Outros em conta: Dacia Logan 1.2 75 MCV Ambiance (R$ 41,4 mil) e Seat Ibiza 1.4 Reference (R$ 41,9 mil)
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião