A Peugeot traz ao Brasil o 3008 Griffe Pack, versão topo de linha do utilitário recheada de tecnologias autônomas. Disponível em pré-venda nas concessionárias pelo preço sugerido de R$ 154.990, o modelo terá as primeiras unidades entregues em março.
Com uma diferença de R$ 9 mil em relação à configuração de entrada – a Griffe –, o SUV terá apenas 500 exemplares para o mercado brasileiro, que serão importados da França. A expectativa é vender todos até o fim do ano, alcançando a vice-liderança do segmento encabeçado pelo Jeep Compass.
Para conquistar o posto, a marca pretende fisgar os clientes pela tecnologia. Com praticamente o mesmo visual da linha 2018, o modelo tem como únicas diferenças o teto, as colunas e os retrovisores pretos, além das rodas de liga leve de 19 polegadas. Mas é no interior que o novo 3008 mostra a que veio.
Tecnologias
A primeira tecnologia a chamar a atenção é o sistema de pilotagem automática, que funciona também de duas outras formas: por meio da programação da velocidade de acordo com o veículo dianteiro ou com base nas placas de sinalização das vias.
Logo, ao escolher uma das opções, o motorista pode – de fato – descansar o pé do freio e deixar o carro fazer toda a condução. A funcionalidade é controlada por meio de botões que ficam em uma haste atrás do volante.
>> Peugeot compra Opel, unidade da GM na Europa
Embora funcione dentro do esperado, como pudemos experimentar em um test drive promovido pela Peugeot, vale ressaltar que a direção autônoma não dispensa a atenção ao volante. Apesar de operar bem, o sistema de detecção não funciona 100% do tempo.
Itens de segurança
Outra novidade que amplia a segurança do utilitário é o sistema de freios emergenciais. A ferramenta é acionada automaticamente sempre que surge um objeto ou pedestre diante do veículo, seja parado ou em movimento. A tecnologia é ativada na partida, mas só se o veículo estiver acima de 15 km/h.
Completam o pacote de conteúdos exclusivos o auxílio de permanência em faixa, que enrijece o volante e corrige a trajetória caso avance para um dos lados; o detector de pontos cegos; o identificador de fadiga, que identifica o cansaço do condutor e recomenda paradas a cada duas horas; e a assistência de farol alto, a qual diminui a luz se um carro vier em outra direção.
Conectividade
Para aumentar o conforto, o SUV conta com a versão 2.0 do I-Cockpit, o painel de controle 100% digital da fabricante francesa. Já a central multimídia é equipada com uma tela de 8” compatível com os sistemas Apple Carplay e Android Auto e possui carregamento de celular por indução, que independe de cabos.
>> Peugeot 208 ganha série especial com câmbio automático de seis marchas
Completam o pacote do 3008 o volante e os bancos em couro elétricos, com massageadores multiponto e memória nos assentos dianteiros; ar-condicionado digital de duas zonas; e teto solar panorâmico.
Já o motor continua o mesmo 1.6 THP a gasolina de 165 cv e transmissão automática de seis velocidades.
Outros lançamentos
Para 2018, a montadora promete mais lançamentos. Entre eles está o grandalhão 5008, que estreará no segundo trimestre; e a renovação da gama de veículos comerciais, que tem no Boxer o seu maior representante.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião