O inconveniente de ter de cuidar do tanquinho de gasolina do carro flex vai acabar para o Peugeot 308, que chega ao Brasil em março de 2012. Fabricado na Argentina, ele será o primeiro carro de série bicombustível que dispensará esse recurso para a partida a frio. A tecnologia é aplicada a um novo motor fabricado no Brasil e foi anunciada na fábrica da montadora em Porto Real (RJ).
A Volkswagen foi a primeira a usar o sistema Flex Start, com a edição limitada Polo E-Flex. Atualmente, apenas o Polo Bluemotion tem a tecnologia. Com o 308, ela será utilizada pela primeira vez em larga escala. O hatch médio será ainda o primeiro carro da Peugeot Citroën a receber a nova geração de motores 1.6 de 16 válvulas, que também promete a maior potência da categoria, com 122 cavalos a 6.000 rpm, sem comprometer o torque, de 16,4 kgfm a 4.000 rpm.
Com os novos sistemas, um motor menor não perde o poder de equipar um carro maior. O lançamento da PSA, por exemplo, promete 80% do torque máximo a 1.500 rpm, sendo que 87% já é atingido a 2.000 rpm. O bloco fabricado em Porto Real será exportado para toda a América Latina, inclusive em versão somente a gasolina. A PSA e a Bosch trabalharam juntas no desenvolvimento do propulsor. Para fazer a partida a frio sem gasolina, o sistema utiliza câmaras individuais com lanças de aquecimento que aumentam a temperatura do etanol que pode estar a até -5°C em dez segundos. Só depois o combustível é injetado no motor, quando é feita a partida. Para tornar o sistema seguro, duas unidades de controle monitoradas por softwares são utilizadas.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião