O inconveniente de ter de cuidar do tanquinho de gasolina do carro flex vai acabar para o Peugeot 308, que chega ao Brasil em março de 2012. Fabricado na Argentina, ele será o primeiro carro de série bicombustível que dispensará esse recurso para a partida a frio. A tecnologia é aplicada a um novo motor fabricado no Brasil e foi anunciada na fábrica da montadora em Porto Real (RJ).
A Volkswagen foi a primeira a usar o sistema Flex Start, com a edição limitada Polo E-Flex. Atualmente, apenas o Polo Bluemotion tem a tecnologia. Com o 308, ela será utilizada pela primeira vez em larga escala. O hatch médio será ainda o primeiro carro da Peugeot Citroën a receber a nova geração de motores 1.6 de 16 válvulas, que também promete a maior potência da categoria, com 122 cavalos a 6.000 rpm, sem comprometer o torque, de 16,4 kgfm a 4.000 rpm.
Com os novos sistemas, um motor menor não perde o poder de equipar um carro maior. O lançamento da PSA, por exemplo, promete 80% do torque máximo a 1.500 rpm, sendo que 87% já é atingido a 2.000 rpm. O bloco fabricado em Porto Real será exportado para toda a América Latina, inclusive em versão somente a gasolina. A PSA e a Bosch trabalharam juntas no desenvolvimento do propulsor. Para fazer a partida a frio sem gasolina, o sistema utiliza câmaras individuais com lanças de aquecimento que aumentam a temperatura do etanol que pode estar a até -5°C em dez segundos. Só depois o combustível é injetado no motor, quando é feita a partida. Para tornar o sistema seguro, duas unidades de controle monitoradas por softwares são utilizadas.
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