Fabricado na Argentina, o 308 será lançado em março no Brasil| Foto: Divulgação/ Peugeot
Os novos motores flex dispensam o uso do

O inconveniente de ter de cuidar do ‘tanquinho’ de gasolina do carro flex vai acabar para o Peu­­geot 308, que chega ao Brasil em março de 2012. Fabricado na Argen­­tina, ele será o primeiro carro de série bicombustível que dispensará esse recurso para a partida a frio. A tecnologia é aplicada a um novo motor fabricado no Brasil e foi anunciada na fábrica da montadora em Porto Real (RJ).

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A Volkswagen foi a primeira a usar o sistema Flex Start, com a edição limitada Polo E-Flex. Atual­­­men­te, apenas o Polo Blue­­motion tem a tecnologia. Com o 308, ela será utilizada pela primeira vez em larga escala. O hatch médio se­­rá ainda o primeiro carro da Peu­­geot Citroën a receber a nova geração de motores 1.6 de 16 válvulas, que também promete a maior potência da categoria, com 122 cavalos a 6.000 rpm, sem comprometer o torque, de 16,4 kgfm a 4.000 rpm.

Com os novos sistemas, um motor menor não perde o poder de equipar um carro maior. O lançamento da PSA, por exemplo, promete 80% do torque máximo a 1.500 rpm, sendo que 87% já é atingido a 2.000 rpm. O bloco fabricado em Porto Real será exportado para toda a América Latina, inclusive em versão somente a gasolina. A PSA e a Bosch trabalharam juntas no desenvolvimento do propulsor. Para fazer a partida a frio sem gasolina, o sistema utiliza câmaras individuais com lanças de aquecimento que aumentam a temperatura do etanol – que pode estar a até -5°C – em dez segundos. Só depois o combustível é injetado no motor, quando é feita a partida. Para tornar o sistema seguro, duas unidades de controle monitoradas por softwares são utilizadas.

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