O Peugeot 408 acaba de passar por um facelift para, enfim, brigar no concorrido segmento de sedãs médios. Atualmente, ele não figura nem entre os dez primeiros em vendas - fechou novembro com apenas 1.295 unidades emplacadas em 2015.
FICHA TÉCNICA: Compare o Peugeot 408 com os seus principais concorrentes
Por isso, o três volumes incorpora interessantes novidades para sair do ostracismo. A começar pelo visual. A grade exibe um formato maior, inspirada em modelos europeus da Peugeot , como o 308 francês, e volta a receber o emblema do leão (antes fixado no capô). Há também mais detalhes cromados para valorizar a aparência.
A linha perde a versão manual de entrada. Agora parte da configuração Allure, por R$ 75.990, e chega à Griffe, por R$ 86.990. Ambas estão R$ 1 mil mais caras que as antecessores.
A diferença de preço é mínima, considerando melhorias como seis airbgs, controle de estabilidade e a nova central multimídia com espelhamento para smartphone (Android e Apple) e função jukebox de 16 GB de memória interna para armazenar músicas e fotos.
Motor 1.6 THP
O 408 adota na versão Griffe o motor 1.6 THP (turboflex), já usado pelo novo 308 e o crossover 2008. O bloco rende 173 cv e é associado à nova transmissão automática de seis marchas, com a opção de trocas sequenciais. O câmbio vem com o modo Sport e a função ECO, que reduz o consumo em até 7,5%, e teve a relação alongada em 11%.
Há ainda um redutor de tração, que diminui as vibrações em marcha lenta quando a transmissão está na posição ‘Drive’ (ideal em paradas no semáforo).
O bloco 2.0 aspirado flex, de 151 cv, ficou restrito ao Allure, que manteve o antigo câmbio automático de seis velocidades. As suspensões tiveram os amortecedores e as articulações retrabalhados para deixar a condução mais confortável e silenciosa.
R$ 5 mil
É o valor do bônus oferecido para quem adquirir o novo 408 neste período de lançamento. O cliente pode usar a quantia para abater no valor do zero km, pagar o seguro, adquirir acessórios da marca ou valorizar o seminovo de qualquer marca utilizado na troca pelo 408 zero km.
Marca ‘renova’ concessionários para melhorar atendimento
Quem entra num carro da Peugeot pela primeira vez se surpreende pelo ótimo nível de acabamento, design moderno do painel e quadro de instrumentos, sem contar que por fora o portfólio da marca francesa tem se superado a cada lançamento.
Então por que os modelos não estão entre os mais vendidos em seus segmentos? O motivo principal não seria o preço. A tabela se equivale aos dos concorrentes. Manutenção cara? Também não, já que a montadora pratica valores fixos de revisão, dentro da média de mercado.
A reposta estaria na rede de concessionários, que tem dificuldade para‘vender’ como deveria os seus produtos. A própria Peugeot reconhece a deficiência e já realiza um forte trabalho de renovação com os autorizados.
A exceção está nas lojas do Sul do país, especialmente as do Paraná, que são consideradas pela marca como as mais eficientes. “Enquanto no Brasil temos apenas 1% de mercado, na região Sul alcançamos 6% da fatia”, ressalta Giuliano Mingatto, chefe de Produto - veículos PSA Peugeot Citroën.
O que ele traz
Veja as versões e preços
do novo 408:
Allure 2.0 flex
R$ 75.990
Direção eletro-hidráulica, ar-condicionado de duas zonas, sensores de chuva e crepuscular, piloto automático, volante multifuncional em couro, controle de estabilidade, seis airbags, alarme, Isofix (fixação para cadeirinha infantil), sensor de ré, faróis de neblina dianteiros, luzes diurnas em led, lanternas traseiras com assinatura em led, retrovisores elétricos com luzes indicadoras, bancos revestido em couro e tecido, apoio de braço para o motorista, chave com telecomando, regulagem de altura e profundidade do volante, vidros elétricos com função ‘um toque’, central multimídia com tela de 7 polegadas e com tecnologia Mirror Link e My Link Peugeot, computador de bordo, rodas aro 17 e detalhes cromados nos para-choques.
Griffe 2.0 THP
R$ 86.990
Agrega novo câmbio EAT6, com a função ‘ECO’ e troca sequencial das marchas, sensor de estacionamento dianteiro, câmera de ré, teto solar, bancos em couro e rodas diamantadas aro 17.
Concorrência
Compare os rivais diretos do 408 no segmento:
Peugeot 408 | |
Motor | 2.0 flex e 1.6 turboflex |
Potência/ torque | 151 cv/ 22 kgfm e 173 cv/ 24,5 kgfm |
Câmbio | Automático (6M) |
Entre-eixos | 2,71 m |
Consumo* (e/g) | Cidade: 6,6/ 9,6 km/l Estrada: 8,5/ 12,5 km/l |
Porta-malas | 526 l |
Preços | a partir de R$ 75.990 |
Nissan Sentra |
Motor | 2.0 flex |
Potência/ torque | 140 cv/ 20 kgfm |
Câmbio | Manual (6M) e CVT |
Entre-eixos | 2,70 m |
Consumo (e/g) | Cidade: 6,9/ 10,2 km/l Estrada: 9,1/ 12,9 km/l |
Porta-malas | 503 l |
Preços | a partir de R$ R$ 69.590 |
Chevrolet Cruze |
Motor | 1.8 flex |
Potência/ torque | 144 cv/ 18,9 kgfm |
Câmbio | Automático (6M) |
Entre-eixos | 2,68 m |
Consumo (e/g) | Cidade: 6,6/ 8,6 km/l Estrada: 9,3/ 12,1 km/l |
Porta-malas | 450 l |
Preços | a partir de R$ 79.950 |
Renault Fluence |
Motor | 2.0 flex |
Potência/ torque | 143 cv/ 20,3 kgfm |
Câmbio | Manual (6M) e CVT |
Entre-eixos | 2,70 m |
Consumo (e/g) | Cidade: 5,9/ 8,6 km/l Estrada: 7,5/ 10,9 km/l |
Porta-malas | 530 l |
Preços | a partir de R$ 74.500 |
Volkswagen Jetta |
Motor | 2.0 flex e 2.0 turbo (g) |
Potência/ torque | 120 cv/ 18,4 kgfm e 211 cv/ 28,6 kgfm |
Câmbio | AT (6M) e ATM (6M) |
Entre-eixos | 2,65 m |
Consumo (motor TSI) | Cidade: 8,9 km/l (g) Estrada: 12,1 km/l (g) |
Porta-malas | 510 l |
Preços | a partir de R$ 72.490 |
(e): etanol. (g): gasolina. M: marchas. AT: automático. ATM: automatizado com dupla embreagem. |
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