A Peugeot pôs um fim à trajetória do 308 e 408 no mercado brasileiro. A marca francesa informou que não irá mais comercializar a dupla no país, retirando até a opção do hatch seu site oficial - o sedã ainda permanece.
Com isso, a montadora concentrará as forças nos SUVs 2008, 3008 e 5008, além do hatch compacto 208 e os utilitários comerciais Partner, Expert e Boxer.
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Tanto 308 quanto 408 já nem figuram mais no showroom de muitas lojas, com poucas unidades em estoque, boa parte voltada para o público PcD - venda direta a pessoas com deficiência ou limitação nos movimentos.
Peugeot / Divulgação
Ambos era produzidos na Argentina e já amargavam uma procura baixa nos últimos dois anos, mesmo com a reestilização de 2015 quando o visual dos modelos ficaram mais próximos ao da versão europeia.
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Ano | Vendas 308 | Vendas 408 |
2014 | 5.574 | 3.332 |
2015 | 3.276 | 1.435 |
2016 | 2.272 | 927 |
2017 | 965 | 1.118 |
2018 | 434 | 739 |
Fonte: Fenabrave |
O hatch acompanhou a derrocada do segmento de sedãs médios, que vem encolhendo drasticamente com o sucesso dos SUVs compactos. Já o sedã foi engolido pela evolução dos principais concorrentes, como Toyota Corolla, Honda Civic e Chevrolet Cruze.
Os números de 2018 decretaram a decisão da Peugeot em abrir mão dos modelos: foram apenas 434 unidades do 308 e 739 do 408.
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A dupla é equipada com o elogiado motor 1.6 THP turboflex, que rende 166/ 173 cv e 24 kgfm de torque (gasolina/ etanol), associado ao câmbio automático de seis velocidades. Os preços começam em R$ 69.990.
Peugeot / Divulgação
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