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A montadora Peugeot Citroën foi multada nesta segunda-feira (17) em R$ 373,1 mil por anunciar preços menores do que os de fato cobrados. O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça detectou o problema em duas propagandas da empresa. No caso da campanha publicitária "Demorou, Dançou", de 2006, o carro Pegeout 206 era anunciado pelo valor de "parcelas a partir de R$ 206". No entanto, o órgão do Ministério da Justiça constatou que a empresa não mencionou no anúncio a existência do valor de entrada e das parcelas intermediárias na mesma proporção visual do valor chamativo.

No segundo caso, a multa foi aplicada devido à falta de informação essencial sobre o custo efetivo total da operação de crédito na promoção "Eu e Peugeot, Peugeot e eu", de 2008. De acordo com o DPDC, a informação "câmbio typtronic grátis", seguido de "mais três anos de garantia" e "três anos de seguro", induziu o consumidor a acreditar que receberia, gratuitamente, o câmbio grátis e os três anos de garantia e de seguro. A fiscalização constatou que os serviços adicionais estavam, na verdade, embutidos no valor das parcelas.

"É dever do fornecedor garantir a informação clara e ostensiva sobre o preço e a composição dos produtos e serviços que comercializa. Essas informações são fundamentais para o consumidor exercer efetivamente seu direito de escolha", disse o diretor do DPDC, Amaury Oliva, em nota divulgada pelo órgão.

A Peugeot Citroën tem dez dias, a contar da data da intimação, para apresentar recurso ao Ministério da Justiça. Procurada, a Peugeot Citroën não foi localizada.

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