A francesa Peugeot anunciou que o 2008, seu utilitário esportivo (SUV, na sigla inglesa), também será fabricado na planta de Porto Real (RJ) a partir de 2013, assim como o hatch 208. Com o jipinho, a marca espera encarar em pé de igualdade o novo Ford EcoSport e Renault Duster. Apresentado no Salão de Pequim como conceito, em abril, com o nome de Urban Crossover, o 2008 fará sua estreia com o nome definitivo no Salão de Paris, no fim deste mês.
O modelo, derivado do 208, começará a ser vendido na França e Europa continental a partir de março de 2013, na Inglaterra e Reino Unido, em junho, e "mais tarde" na América Latina. A Peugeot revelou apenas uma motorização. Na Europa, ele será equipado com um novo motor, de 1,2 litro, três cilindros, turbo e injeção direta. Com gasolina, deve gerar 110 cavalos.
Não houve definição para a motorização brasileira, mas deverá ser a de 1,6 litro flex, que gera 122 cv e já é utilizado nos modelos C3 (segunda geração), C3 Picasso e AirCross, da Citroën, e no médio 308, da Peugeot.
Além disso, sabe-se que o 2008 será um pouco menor que o EcoSport, com 4,14 metros de comprimento (o Ford tem 4,24 m) e 1,74 m de largura (contra 1,76 m). O Renault Duster é maior deles: tem 4,31 m por 1,82 m. Quem também vai entrar no cenário em breve, na Europa e aqui no Brasil, é a GM com seu Chevrolet Trax, feito sobre a plataforma de Cobalt, Sonic, Spin e Onix.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião