Saiba Mais
Conheça mais sobre a nova picape leve da Peugeot:
- A versão Escapade, com visual aventureiro e pneus de uso misto, chega somente na opção com propulsor 1.6 flex de 113 cv a 5.600 rpm e 15,5 kgfm de torque a 3.250 rpm.
- Além do Fiat Strada, Chevrolet Montana, Volkswagen Saveiro e Ford Courier, a picape da Peugeot em breve terá uma nova concorrente. Trata-se da picape derivada do Chevrolet Agile, que deve chegar até o fim do ano.
- A denominação Hoggar (nome de uma cadeia de montanhas no deserto do Saara, na África) foi herdado de um conceito da marca apresentado anos atrás em uma das edições do Salão de Paris.
- Somente em 2009 foram vendidas mais de 534 mil unidades de comerciais leves no país, de acordo com a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Ausência de itens de segurança
Seu motor 1.4 flex de 82 cv a 5.250 rpm (álcool) e 12,8 kgfm de torque (força) a 4.000 rpm sofre um pouco para vencer trechos mais íngremes, mesmo sem carga na caçamba e com o ar-condicionado desligado. Porém, não decepciona em arrancadas ou ultrapassagens. Já a suspensão aguenta bem os impactos de lombadas, emendas na pista, vias de paralelepípedo e buracos.
O espaço interno é amplo e acomoda bem os dois ocupantes. O vão entre os bancos e a caçamba é suficiente para acomodar malas de porte pequeno. O condutor pode estranhar inicialmente a localização do acionador dos vidros elétricos,que está instalado no console entre os dois bancos e não nas laterais da porta.
Um dos pontos questionados da picape é o que se refere a segurança. O air bag é disponível apenas na versão Escapade e o sistema de freio ABS não é oferecido nem como opcional nas três versões. O presidente da Peugeot do Brasil, Guillaume Couzy, justificou a falta destes itens de segurança dizendo que se trata da primeira fase do carro e os engenheiros irão começar a trabalhar sobre o ABS para a segunda fase do modelo. Até porque o item será obrigatório a partir de 2014. Ainda conforme o executivo, a picape da Peugeot não terá versão de cabine dupla para enfrentar o Fiat Strada.
A Peugeot está lançando a picape Hoggar que começa a chegar nas concessionárias a partir de 15 de maio. Primeiro utilitário compacto da marca desenvolvido no Brasil e com o nome herdado de um carro-conceito da marca, o Hoggar será oferecido em três versões de acabamento (X-Line, XR e Escapade) e duas motorizações flex: 1.4 (equipa as duas primeiras) e 1.6 (a última). Os preços sugeridos da picape partem de R$ 31.400 (X-Line); R$ 35.350 (XR) e R$ 43.500 (Escapade).
Desenvolvido a partir da plataforma do 207 nacional, o Hoggar possui caçamba com capacidade para 742 kg de carga e 1.151 litros de volume de bagagem. O modelo também agrega parte da base da van comercial Partner na traseira, o que o deixa mais largo nesse ponto. O compartimento de carga ainda possui dez pontos para amarração, sendo seis ganchos fixos (três em cada lado) e mais quatro na porção interna. Há ainda a possibilidade de retirar a tampa traseira para facilitar o transporte de objetos maiores. E o melhor de tudo é que as caixas de roda não invadem o assoalho.
Como os concorrentes do Hoggar são bons de briga, a Peugeot optou por um design que fique entre o gosto aventureiro e o conservador. A meta é conquistar 10% das vendas no segmento (a expectativa inicial é vender 11 mil unidades neste ano de estreia). Assim, a frente do 207 e a traseira mais quadrada, com diferencial nas barras instaladas no alto da cabine e os detalhes na tampa da caçamba, podem atrair adeptos de seus concorrentes Fiat Strada, Chevrolet Montana, Volkswagen Saveiro e Ford Courier.
Avaliamos inicialmente a versão intermediária XR 1.4, que deverá corresponder a 60% das vendas, de acordo com a fabricante. Entre os itens de série deste modelo estão faróis dianteiros com máscara negra, duas barras longitudinais no contorno da cabine, pneus de uso misto e relógio digital no painel. Sua posição de dirigir é confortável, o amplo para-brisa e os quatro vidros laterais possibilitam uma boa visão frontal. A altura da caçamba e o tamanho do vidro traseiro também ajudam o motorista a ter noção exata das dimensões do carro.
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O jornalista viajou a convite da Peugeot.
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