O 3008 estreou há um ano no Brasil com a credencial de ter sido o ‘Carro do Ano’ na Europa em 2017 e desde então a Peugeot vem rindo a toa com as vendas do SUV. Todas as unidades importadas, cerca de 250 por mês, ficam pouco tempo nas lojas e há, inclusive, fila de espera.
Tanto sucesso faz a marca francesa apostar ainda mais no segmento de utilitários esportivos e crossovers. Depois de 2008 e 3008, a fabricante agora está de olho nas famílias mais numerosas. Chega ao Brasil o 5008, irmão maior do 3008, com quem compartilha a mesma plataforma, porém alongada para acomodar sete pessoas.
O SUV médio-grande é oferecido em duas versões: a Griffe, por R$ 157.490 - ou apenas R$ 2,5 mil a mais que a configuração mais cara do 3008 -, e a Griffe Pack, que custa R$ 166.490 e traz uma série de assistentes à condução, como piloto automático adaptativo, aviso de saída de faixa, sensor de ponto cego e leitor de placas.
>>Citroën lança novo C4 Lounge para fazer valer o bom custo-benefício
Por fora, os SUVs são idênticos até a coluna central (B). A diferença começa na porta traseira, que são maiores no 5008 para facilitar o acesso à terceira fileira.
A traseira tem mais de 20 cm de comprimento em relação a do 3008, totalizando 4,64 metros de um para-choque ao outro. Visto de trás, o 5008 exibe linhas exclusivas. A tampa do porta-malas e o caimento do vidro são mais retos do que no irmão menor.
As lanternas trazem a disposição de luzes em led do 3008 com a assinatura ‘garra de leão’ e são interligadas por um acabamento em preto que percorre toda a tampa do porta-malas.
A dianteira segue o visual do SUV menor, que por sua vez foi inspirada no hatch médio 308 europeu. A grade se destaca e é emoldurada por linhas cromadas. Os faróis são bem recortados e vem acompanhados de luz diurna em led pontilhada.
A aparência externa se completa com a linha de cintura mais alta, para-choques largos, saias laterais, rodas maiores e barras de teto.
Revolução na cabine
A cabine apresenta a revolução trazida pelo conceito i-Cockpit, que combina detalhes como o volante de diâmetro reduzido e baixo com o quadro de instrumentos elevado. Os mostradores são digitais, exibidos numa tela configurável de 12,3 polegadas colorida.
A ousadia nos desenhos do painel e o capricho e alta qualidade no acabamento também saltam aos olhos. Na forração das portas e painel há uma riqueza de combinações, com tecido, couro, material emborrachado e detalhes cromados. A iluminação azulada por todos os lados criam um ambiente futurista e ao mesmo tempo aconchegante.
>>Jeep aumenta porta-malas do Renegade; veja os SUVs mais espaçosos
A sofisticação são mais valorizadas pelos comandos centrais que controlam o sistema multimídia, o ar-condicionado, entre outras funcionalidades. Segundo a Peugeot, a inspiração veio das teclas de piano. A cereja do bolo é os bancos dianteiros com massageadores em diferentes níveis para aliviar o estresse do dia a dia ou tornar uma viagem longa mais agradável.
Espaço de sobra
O entre-eixos de 2,84 m, o maior entre os principais concorrentes, encarrega-se de entregar muito espaço para os ocupantes, especialmente quem vai na fileira do meio. É possível cruzar as perna com tranquilidade.
Os dois últimos assentos são menores e levam adultos de estatura mediana, porém é mais indicado para transportar crianças. Caso a turma do fundão precise de mais espaço para as pernas, é possível recuar em 15 cm a segunda fileira para ganhar uma folga entre os assentos.
Aliás, a modularidade do interior é um dos pontos altos do 5008. Os bancos são móveis, rebatíveis e até removíveis, se necessário.
Os mimos para os ocupantes centrais inclui mesinhas ‘tipo avião’ nos encostos dos bancos dianteiros e saída de ar-condicionado com regulagem de intensidade e cortina nas janelas. O pecado é a falta de controles do ar-condicionado e ausência de saídas de ventilação para a terceira fileira.
O porta-malas, por sua vez, é um dos maiores do segmento: 780 litros com a última fileira rebatida (237 l com todos os assentos armados ou 1.940 l com eles rebaixados).
O motor é o conhecido 1.6 THP a gasolina (turbo com injeção direta), de 165 cv e 24,5 kgfm a 1.500 rpm, com tração dianteira - na Europa há a opção 4x4, mas a Peugeot ainda não cogita trazer para o Brasil. O conjunto é gerenciado pelo câmbio automático de seis marchas.
Como anda
Nos carros menores da marca, a motorização 1.6 turbo a gasolina dá conta do recado, ainda mais quando vira flex e a potência sobe para 173 cv - casos do 308, 408 e 2008. Porém, os 1.632 kg do 5008 pesam contra - são 250 kg a mais que o 3008.
O propulsor não tem a mesma desenvoltura percebida no utilitário menor. As acelerações e retomadas são mais demoradas. Nada que torne a condução insossa, principalmente na cidade e suas limitações de velocidade. Os bons 24,5 kgfm de torque desde as 1.400 rpm também salvam as saídas de semáforo e de cruzamento e ultrapassagens em velocidades mais baixas.
>>Abastecer em horários diferentes pode fazer você perder dinheiro; entenda
Porém, numa viagem com toda a família e com o bagageiro carregado, o motorista poderá se incomodar um pouco com a falta de resposta imediata do veículo, principalmente numa via com muitas subidas.
Para o motorista com ‘sangue nos olhos’ o jeito é recorrer ao modo Sport. A pegada é outra e aí sim a percepção é de que há uma turbina sob o capô. As reduções de marchas tornam-se rápidas e o acelerador fica mais sensível, fazendo o contagiros e a velocidade subirem rapidamente.
O ônus disso é que o bom consumo do modo mais calmo - 9,5 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada - acaba prejudicado na opção Sport.
O 5008 vem com um sistema semi-autônomo de condução que permite ao motorista até tirar as mãos do volante e o carro se guiar sozinho. Radares localizados na dianteira monitoram o tráfego e as faixas no chão para frear e acelerar automaticamente e não permitir que se saia da faixa de rodagem.
Contundo, a função mais relevante do ACC (piloto automático adaptativo, na tradução do inglês) é evitar que 5008 venha a colidir com o veículo da frente, caso este desacelere repentinamente. Aliás, o 5008 apresenta o sistema de assistência ao motorista mais avançado do segmento.
Versões e preços
5008 1.6 THP Griffe: R$ 157.490
Direção elétrica; seis airbags; controles de tração e estabilidade; faróis full led; iluminação interna por leds; assistente de partida em rampa; piloto automático com regulador de velocidade; sensor crepuscular e de chuva; carregamento de celular sem fio; auxílio à frenagem emergencial; sensores de estacionamento; câmera de ré; faróis de neblina com função cornering light (o facho de luz acompanha o sentido da curva); freio de estacionamento elétrico; isofix; ar-condicionado digital de duas zonas; teto solar elétrico panorâmico; bancos dianteiros com ajustes elétricos e massageadores; painel de instrumentos digital configurável; retrovisores com rebatimento elétrico; cortinas retráteis nos vidros traseiros; e central multimídia de 8 polegadas com projeção de celulares Apple e Android.
5008 1.6 THP Griffe Pack: R$ 166.490
+ frenagem automática emergencial; alerta anticolisão; assistente de permanência em faixa; detector de fadiga; faróis alto automático; leitor de placas de velocidade máxima; auxílio de pontos cegos; e assistente de manobras com câmera de 360 graus.
CONCORRÊNCIA DE 7 LUGARES
Modelos | Motor | Entre-eixos/ porta-malas | Preço |
Peugeot 5008 | 1.6 turbo a gasolina 165 cv/ 24,5 kgfm (câmbio AT6) | 1,84 m | R$ 157.490 a R$ 166.490 |
Land Rover Discovery Sport | 2.0 turbo a gasolina 240 cv/ 35 kgfm (câmbio AT9) | 2,74 m | R$ 224.700 a R$ 281.600 |
Citroën Grand C4 Picasso | 1.6 turbo a gasolina 165 cv/ 24,5 kgfm (câmbio AT6) | 2,84 m | R$ 131.400 a R$ 168.940 |
Hyundai Santa Fe | 3.3 V6 a gasolina 270 cv/ 32,4 kgfm (câmbio AT6) | 2,70 m | R$ 196.700 |
Kia Sorento | 2.4 a gasolina 172 cv/ 22,5 kgfm 3.3 V6 a gasolina 270 cv/ 32,5 kgfm (câmbio AT6) | 2,78 m | R$ 166.900 a R$ 209.990 |
Mitsubishi Outlander | 2.0 a gasolina 160 cv/ 20,1 kgfm 3.0 V6 a gasolina 240 cv/ 31 kgfm 2.2 turbodiesel 165 cv/ 36,7 kgfm (CVT e AT6) | 2,67 m | R$ 142.990 a R$ 184.990 |
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Rússia burla sanções ao petróleo com venda de diesel e Brasil se torna 2º maior cliente
As prioridades para os novos presidentes da Câmara e do Senado
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião