Depois de ter feito sucesso na última edição do Salão de Frankfurt, em setembro do ano passado, o carro-conceito 308 RCZ da Peugeot estreia no segundo semestre deste ano com a ambição de disputar mercado com o esportivo alemão Audi TT. Ficando apenas com o nome de RCZ, o modelo é um cupê esportivo compacto para quatro pessoas e foi criado em comemoração aos 200 anos da Peugeot.
Conforme as primeiras informações oficiais da marca, o cupê será disponibilizado em quatro versões. O modelo de entrada será equipado com motor 1.6 de 156 cavalos e 24,5 kgfm de torque que permitem a aceleração de 0 a 100 km/h em 8 segundos e alcança a velocidade máxima de 217 km/h. O mesmo propulsor está disponível em uma versão com câmbio automático.
A versão intermediária conta com o motor 2.0 de 163 cv e 34,7 kgfm de torque, capaz de levar o carro aos 100 km/h em 8,2 segundos e atingir a velocidade máxima de 220 km/h. Já o modelo mais potente traz o porpulsor 1.6 com alterações que permitem 200 cavalos de potência e 28 kgfm de torque. Nesta configuração, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,5 segundos. De acordo com a Peugeot, o RCZ contará no futuro com uma versão híbrida chamada Hybrid4.
Como itens de série o RCZ oferecerá sistemas de freio ABS (antitravamento das rodas), controle de estabilidade (ESP), ASR (controle de tração), lanternas de led, air bags frontais e laterais, som com MP3 e sistema Bluetooth, sistema hill start (que não permite o carro recuar nas saídas em aclive) faróis bi-Xenon direcionais e sensor de estacionamento. Na lista de opcionais aparecem rodas de aro 19", sistema de navegação 3D com 40 GB de espaço para armazenamento de músicas, vídeos e fotos, pintura metálica, entre outros.
Bastante otimista com o sucesso do RCZ, a Peugeot informou que as 200 unidades especiais de estreia que foram postas à venda no Salão de Frankfurt já foram arrematadas. Com lançamento mundial marcado para abril, o carro está cotado para aparecer no estande da marca francesa no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que ocorre de 25 de de outubro a 7 de novembro no Anhembi, e logo depois começa a ser vendido. Na Europa, os seus preços variam entre 27.400 euros e 29.900 euros (R$ 72.600). Pena que no Brasil irá custar no minímo mais do que o dobro.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião