A Peugeot revelou as imagens da nova geração do 208, às vésperas do Salão de Genebra, onde a novidade fará sua estreia oficial e com status de uma das estrelas da feira, que ocorre de 7 a 17 de março.
O compacto premium desembarcará no Brasil até 2021, importado de El Palomar, na Argentina. Com isso o 208 brasileiro deixará de ser feito em Porto Real (RJ), com a produção local dando adeus na virada do próximo ano.
Atualização: A Peugeot do Brasil entrou em contato com a reportagem para informar que, por enquanto, não há previsão de a novidade chegar ao nosso mercado, e que o atual modelo continuará em produção na fábrica de Porto Real (RJ).
O novo 208 é completamente diferente da geração atual. A começar pela plataforma CMP, desenvolvida em parceria com a chinesa Dongfeng, uma das acionistas da PSA - grupo que reúne Peugeot e Citroën.
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As linhas do carro flertam com a esportividade. Pelas imagens, é possível notar que ele está maior, mais largo e mais baixo que o antecessor.
Os novos elementos visuais remetem aos utilitários esportivos mais recentes da marca, como nas lanternas em led com a assinatura das ‘garras do leão’, emprestada do 3008.
O conjunto é interligado por uma faixa em preto brilhante, que parece ser uma tendência da indústria automotiva - o Volkswagen T-Cross faz uso desta solução refletiva às luzes dos carros que vêm na traseira.
Na frente, além da uma enorme grade trapezoidal com divisórias pontilhadas, chama a atenção as luzes diurnas em posição vertical no para-choque. É o prolongamento da linha dos três filetes, que também simulam as ‘garras do leão’ nos faróis - mais largos na segunda geração.
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Por dentro, o compacto premium mantém o conceito i-cockpit, mas com a evolução da já usada no 3008 e 5008.
É caso do volante de extremidades achatadas; do quadro de instrumento 100% digital e numa posição bem mais elevada; da central multimídia com estilo flutuante; da alavanca de câmbio em formato futurista; e os comandos do carro acionados por teclas, e não por botões, no centro do painel.
Na Europa, são cinco versões de acabamento: Access, Active, Allure, GT Line e GT. A gama de motores contará com o 1.2 PureTech, de três cilindros, nas versões 75 cv, 110 cv e 130 cv, com opções do câmbio manual de 5 marchas e o automático de 6 e 8 velocidades.
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Há ainda um variante diesel, o 1.5 BlueHDI, de quatro cilindros, que entrega 100 cv e é gerenciado apenas por uma transmissão mecânica de 6 marchas.
A topo de linha GT Line e GT ganham design personalizado, que reforçam a esportividade, como faróis full led com projetores e rodas de liga aro 17 diamantadas.
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A segunda geração do 208 incorpora também uma versão elétrica, a e208, para concorrer no Velho Continente com a segunda geração do Renault Zoe, além do Clio híbrido, prevista para 2020.
O hatch da Peugeot movido a energia limpa traz um motor elétrico equivalente a 136 cv e 26,5 kgfm de torque. No modo Sport, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8,1 segundos. Essa opção ainda está distante do mercado brasileiro.
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