Enquanto a Fiat Toro acelera praticamente sozinha no mercado de picapes intermediárias - só a concorrência da Renault Oroch, mas anos-luz atrás nas vendas -, algumas marcas estão de olho no segmento.
É o caso da Chevrolet, que, apesar de não admitir abertamente, pode transformar a futura geração da pequena Montana numa rival para a Toro, no porte e na aplicação.
A Volkswagen Tarok e a Ford Courier - a marca pretende resgatar o nome da antiga picapinha - são mais duas que chegarão para a briga.
A novidade da Chevrolet deverá surgir também no próximo ano a partir da plataforma global GEM (Global Emerging Markets), arquitetura da General Motors em parceria com a chinesa SAIC destinada a mercados emergentes e que dá origem à nova geração do Onix.
Colocar a Montana numa categoria acima poderia ser uma boa saída para o próprio modelo, que está distante nas vendas em relação a líder Fiat Strada e a VW Saveiro.
Além disso, a Chevrolet entraria no segmento de picapes intermediárias (ou compactas) que promete ser a bola da vez em breve. A novidade já estaria até sendo desenvolvida no Brasil, com produção prevista na fábrica de São Caetano do Sul (SP).
Segundo noticiou o site norte-americano GM Authority, citando fontes 'próximas ao projeto”, a nova picape viria equipada com o motor 1.4 turbo, de 153 cv e 24,5 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de 6 marchas - conjunto já usado pelo Cruze.
>> Invasão de picapes: 12 novidades que serão lançadas até 2021
O visual deve seguir a nova linguagem de design da Chevrolet, com uma dianteira mais agressiva e com a grade frontal bem destacada, que é possível ver na nova geração do Tracker e na nova Blazer (que nada lembra a Trailblazer vendida por aqui).
Na imagem que abre essa reportagem, o designer Kleber Silva mesclou elementos estéticos dos dois SUVs para criar uma projeção dando ideia de como poderá ser a futura picape 'anti-Toro'.
Cinco novidades até 2021
O cronograma brasileiro da Chevrolet prevê cinco novidades até 2021 baseadas na plataforma GEM. A primeira será o Onix Sedan, estimado para o fim deste ano.
No início de 2020 chega o Onix Plus, como será chamado o hatch para diferenciá-lo do três volumes e também do Onix da versão atual, que seguirá em produção.
Em meados do próximo ano estreia a nova geração do Tracker, com cinco lugares, que seguirá o desenho do modelo chinês, apresentado em junho passado. A versão de sete lugares virá em 2021, juntamente com a picape.
SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião