A Frontier trocou de nacionalidade em novembro do ano passado. Deixou de ser produzida no México para chegar ao Brasil via Argentina, feita na fábrica de Córdoba. Os novos ares permitiram à Nissan explorar melhor a oferta da sua picape, que ficava restrita à limitação da cota no acordo bilateral com o país norte-americano.
A produção do outro lado da fronteira vem acompanhada de 20 alterações, com incremento de equipamentos e duas novas versões. A SE saiu do catálogo, abrindo espaço para a Attack, que resgata o nome usado na geração passada e exibe um visual com pintura e acabamento exclusivos na linha.
O modelo passa a contar com a configuração de entrada S, enquanto a topo de linha LE ficou mais recheada de equipamentos, subindo de patamar. Já a intermediária XE absorveu os itens antes disponíveis apenas na LE.
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Ao todo são quatro versões, com preços entre R$ 137.550 a R$ 194.790. A Gazeta do Povo participou do test drive promovido pela Nissan na região entre Porto Alegre e Gramado, no Rio Grande Sul, e conta a um pouco das mudanças aplicadas na Frontier argentina.
Versão voltada ao trabalho
Uma das novidades da Frontier 2019 é a oferta da versão S, direcionada a um público que precisa de uma picape forte e robusta para os trabalhos mais pesados.
Ela é equipada com motor 2.3 16V turbodiesel 4x4, de 160 cv a 3.750 rpm e 41,0 kgfm de torque entre 1.500 e 2.500 rpm. Está associado ao câmbio manual de seis marchas. Nesta opção, o propulsor possui apenas uma turbina, enquanto que a motorização mais forte é biturbo.
Não há um pacote farto de itens de série, mas traz o necessário, como direção hidráulica, vidros elétricos nas quatro portas, volante com ajuste de altura e retrovisores elétricos.
As rodas são em aço, de 16 polegadas e o ar-condicionado, manual.
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Há ainda bloqueio eletrônico do diferencial, controles automáticos de descida (HDC) e de estabilidade e tração (VDC); assistente de partida em rampa (HSA); e os obrigatórios airbags duplos frontais e freios ABS.
Versão 'apelo visual'
A Attack busca cativar quem procura uma picape também com apelo visual. O kit personalizado da versão traz adesivos laterais e na tampo do porta-malas com o nome da versão e a inscrição '4x4', estribos laterais, barra tubular (santantônio) e rack de teto na cor preta, pintura preta em boa parte do capô e acabamento da grade frontal em preto brilhante.
A lista inclui ainda um barra metálica em tom fosco na parte debaixo do para-choque, que acabou reduzindo o ângulo de entrada, e pneus todo-terreno que calçam as rodas escurecidas em alumínio em aro 16.
Por dentro, a Attack vem com vários porta-objetos e a nova central multimídia A-IVI com tela de 8 polegadas, mais fácil de manusear que o sistema anterior e com rápida conexão para o Android Auto ou Apple CarPlay.
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O multimídia vem com câmera de ré para facilitar as manobras, enquanto o computador de bordo é bem completo, mas peca ao não trazer as informações em português.
A versão é impulsionada pelo motor 2.3 biturbo, de 190 cv a 3.750 rpm e 45,9 kgfm a 2.500 rpm, associado à transmissão automática de 7 velocidades. É o mesmo conjunto da XE e LE .
A Attack possui um vão de livre do solo de 24,1 cm, garantindo espaço para superar com folga valetas profundas e lombadas. Os faróis têm lentes com máscara negra, porém não trazem iluminação em led e nem luz diurna, como nas versões mais caras.
Faltam também o sensor de ré, os seis airbags (disponíveis só na LE) e itens só oferecidos como acessórios (vendidos à parte). É caso do protetor de caçamba e da capota marítima. Há duas opções de cores da carroceria: vermelha ou branca.
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Suspensão, conforto e segurança
A Nissan fez vários ajustes na picape, mexendo na direção, nos freios, na suspensão e no isolamento acústico da cabine.
A direção hidráulica está mais preciso nas respostas e mais leve para as manobras. No banco traseiro, os assentos ficaram mais confortáveis e encosto foram remodelados, com o ângulo de inclinação aumentado em 3,5°.
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Outra novidade foi a inclusão do apoio de braço dobrável com portas-copo embutido em todas as versões. O cinto de três pontos agora abrange todos os ocupantes e a segurança interna foi reforçada na versão LE com os seis airbags, sendo dois de cortina para a parte traseira. O modelo também incorporou o sistema Isofix para a retenção de cadeirinhas infantis.
A vida na cidade, e também no campo, a bordo de uma Frontier ficou mais fácil com os novos acertos da suspensão. Na traseira, o sistema multilink com eixo rígido e uma nova calibração das molas helicoidais no lugar dos desconfortáveis feixes - a Frontier é a única a oferecer entre os concorrentes diretos).
Os ajustes fizeram a picape absorver melhor as irregularidades do piso, privilegiando o conforto, e garantindo maior estabilidade nas rodovias, especialmente em curvas.
Já a suspensão dianteira ganhou nova geometria, reduzindo o incômodo da flutuação em velocidade mais altas.
O sistema ABS para frenagem também foi modificado. Os freios e os cilindros traseiros estão maiores para tornar a reação do pedal mais rápida e eficiente em relação à desaceleração do carro.
Outra evolução está no conforto para os ouvidos. Com a aplicação de para-brisas acústicos e isolamentos sonoros no para-lama, na tampa do motor, no console central e no painel, a cabine ficou até 5 decibéis mais silenciosa, de acordo com as medições da Nissan.
Mais equipamentos e tecnologia
Um dos destaques da Frontier argentina é a visão 360°, um dos equipamentos que integram o programa de Mobilidade Inteligente da Nissan. O sistema é formado por quatro câmeras e permite ao motorista ter uma visão completa do entorno do veículo.
A câmera está disponível apenas na versão topo, LE. Nas demais, com exceção da S, há uma câmera de ré para auxiliar o motorista.
Outra novidade foi a introdução da central multimídia A-IVI com tela de 8 polegadas, que incluiu os aplicativos Android Auto e CarPlay e permitiu a conexão simultânea de equipamentos e mais de um telefone celular. O dispositivo vem com câmera de ré para facilitar as manobras.
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O sistema conta também com a navegação 'porta-a-porta', que permite, por meio de um aplicativo, encontrar a picape num estacionamento lotado.
O quadro de instrumentos em TFT ganhou novas opções de telas informativas: velocímetro digital, temperatura externa e bússola digital. O computador de bordo é bem completo, mas peca ao não trazer as informações em português. A opção do teto solar, outra novidade, é só na versão LE.
Versões e preços da linha 2019:
Frontier S 4x4
R$ 137.550
- Motor 2.3 turbodiesel, de 160 cv; câmbio manual de 6 marchas; direção hidráulica; vidros, travamento e retrovisores elétricos; trava no porta-malas; controle automático de descida (HDC); assistente de partida em rampa (HSA); ar-condicionado manual; saída do ar-condicionado no banco traseiro; seleção de tração por botão rotativo; tomada 12V e entrada USB; controle de tração e de estabilidade; faróis máscara negra; e bloqueio de diferencial eletrônico.
Frontier Attack AT 4x4
R$ 155.590
- + Motor 2.3 biturbodiesel, de 190 cv; câmbio automático de 7 marchas; adesivos exclusivos 'Attack', estribo lateral; rack de teto na cor preta; central multimídia com tela de 8 polegadas, conexão Android Auto e Apple CarPlay e câmera de ré; e grade frontal preta.
Frontier XE 4x4
R$ 174.380
- + 6 alto-falantes; faróis e luz diurna com iluminação led; sensor de ré; bancos em couro; acendimento automático dos faróis; ar-condicionado digital de duas zonas; banco do motorista com regulagem elétrica e suporte lombar; controle de velocidade cruzeiro; abertura das portas sem chave e botão de partida; entrada auxiliar; grade frontal cromada; e retrovisores cromados com rebatimento elétrico.
Frontier LE AT 4x4
R$ 194.790
- + câmera de visão 360°; teto solar; e rodas aro 18.
*A jornalista viajou a convite da Nissan
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