A VW Saveiro é a segunda picape mais vendida no país, mas ainda está distante da líder Fiat Strada. Para encurtar a diferença, a marca alemã lançou a versão Cross, com apelo mais esportivo e recheada de equipamentos. A Fiat contra-atacou e colocou no mercado a série especial Sporting, com a mesma proposta da concorrente* * * * *Apesar de adotarem o mesmo conceito esportivo, as picapes Fiat Strada e Saveiro Cross têm suas particularidades. Na primeira, os faróis com máscara negra são mais escurecidos que a do rival. A grade frontal e entrada de ar seguem um desenho único que deixa a dianteira mais proeminente, conferindo-lhe robustez e modernidade. Já na Cross, a cara é agressiva. A aparência fora-de-estrada é realçada pelo superdimensionado par de faróis de neblina.
Nas laterais, a Saveiro "une" as caixas de roda em preto por um friso mais grosso também no mesmo tom e pelo degrau de acesso à caçamba, copiado da Chevrolet Montana. A Fiat optou pelas minissaias laterais, casando bem com o visual mais urbano do veículo. No lugar do degrau lateral, utiliza um suporte de acesso traseiro antiderrapante.
Identidade
O aplique que identifica a versão do carro é bem utilizado pela marca alemã. Na dianteira, pintado na cor prata, ele divide a grade frontal da entrada de ar. Atrás, aparece adesivado em preto na tampa da caçamba. Já a concorrente italiana exagera no tamanho do logotipo em cinza, posicionado acima da placa traseira. O para-choque, em preto e invadindo a lateral, traz um design no mínimo esquisito ao primeiro olhar, contrastando com a bela frente do modelo.
Caçamba
A caçamba é mais atraente na picape VW com o exclusivo santantônio de alumínio de acabamento preto fosco que vai do teto até as bordas laterais do carro. As picapes apresentam a tampa da caçamba removível, porém na Saveiro a porta de carga possui molas a gás, que suavizam a abertura e fechamento da peça. O modelo da VW também leva vantagem de carregar o estepe em baixo da carroceria (ruim apenas para retirá-lo na hora da troca), enquanto no Fiat rouba espaço no compartimento de carga. Há a opção de levar o estepe dentro do carro, atrás do banco do motorista, mas neste caso a capacidade de carga da cabine estendida fica comprometida. Mesmo assim, a capacidade de carga da Sporting é maior, 800 kg contra 734 kg.
Interior
A cabine estendida é uma boa solução de espaço adotada pelos modelos. Dá para carregar malas e objetos de pequeno e médio-porte. Uma deficiência em ambos é a visibilidade pelo espelho interno, devido à grade protetora do vidro traseiro, acoplada ao santantônio.
No pacote de itens de série, elas vêm equipadas com direção hidráulica, computador de bordo, faróis de neblina, janela traseira corrediça, protetor de caçamba, vidros elétricos, coluna de direção com ajuste de altura, trava elétrica, pneus de uso misto, entre outros. A Sporting oferece ainda ar-condicionado, porta-óculos e estepe com roda de liga leve.
O modelo da VW é mais recheado. Dispõe de alarme com acionamento na chave, sensor de estacionamento traseiro, luzes de direção incorporadas nos retrovisores, capota marítima e espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico (no Fiat é mecânico de série), além de suspensão elevada. Surpreendentemente, com todo esse pacote, o ar-condicionado é ofertado apenas como opcional, ao custo de R$ 2.940.
Acabamento
O acabamento da Sporting é mais rico em detalhes. O veículo possui soleiras com o nome da versão e volante revestido em couro e com costuras vermelhas. Tom que também está presente em detalhes das manoplas do freio de mão, do câmbio e das pedaleiras, além de ser a cor dos cintos de segurança. A Saveiro traz assentos com desenhos que simulam rastros de pneu em uma estrada de terra e elásticos laterais pelo lado de dentro dos bancos. Os recursos visuais internos mais elaborados param por aí. O painel de instrumentos, emprestado do Novo Gol, é clássico, com direito a iluminação azulada e que não cansa a vista.
Motor
Antes de chegar às ruas, a Sporting passou por algumas alterações em seu projeto original. Uma delas foi a adoção do motor E.TorQ 1.8 litro 16V, capaz de produzir 132 cv (etanol) e torque de 18,9 kgfm a 4.500 rpm. Quem procura arranques rápidos e resposta imediata ao pisar no pedal direito vai se divertir muito com a picape da Fiat. Ela é bem mais arisca que a Saveiro e seu propulsor 1.6 Total Flex de 104 cv, porém o VW compensa a menor potência com o alcance do torque máximo de 15,6 kgfm logo a 2.500 rpm. A Saveiro faz de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos, bebendo apenas álcool, enquanto a Sporting vai da inércia aos 100 km/h em 10 s, atingindo 184 km/h de velocidade máxima.
Preço
A lista de acessórios é extensa na dupla. Freios ABS e air bags, por exemplo, elevam o preço da Saveiro em R$ 2.080 e em R$ 2.383 da Sporting. Quem curte teto solar só irá encontrá-lo no modelo Fiat, por R$ 829, assim como sensores de chuva e crepuscular, por R$ 674. Volante multifuncional com controle do sistema de som, apenas no VW, por R$ 300. CD player com MP3 e Bluetooh é comum aos dois, vendido a R$ 1.000. Básica, a picape da marca alemã tem valor tabelado de R$ 43.410. Completa chega a R$ 49.620. A rival começa em R$ 46.270 e vai até R$ 52.620.
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