Porto Alegre O Chevrolet Celta 2007 está longe de ser genuinamente uma nova geração, mas a eficiente cirurgia plástica promovida no compacto deve esquentar ainda mais a disputa no segmento de populares, que continua a ser o principal do país e que tem como principais concorrentes, além do lançamento da General Motors, o líder Volkswagen Gol e o Fiat Mille.
Externamente, o Celta 2007 está realmente muito mais moderno. A dianteira parte da carroceria que sofreu as maiores mudanças evidencia a inspiração no novo Vectra. Os faróis e a grade cresceram bastante e, somados às formas retilíneas do pára-choques e ao vinco em "V" bem marcado do capô, buscam um aspecto mais robusto.
A lateral do compacto da Chevrolet não passou por nenhuma modificação, mas a versão Super (top da linha) agora conta com inéditas rodas de liga leve de 14 polegadas. A traseira também traz alterações. Na realidade, a GM recorreu ao já comum expediente de deslocar a posição da placa do carro do pára-choques (que também sofreu mudanças) para a tampa do porta-malas. E por falar em tampa do compartimento de bagagens, ela também foi reestilizada, com destaque para o vinco que a deixa menos arredondada do que a do antigo Celta. As lanternas são bem parecidas com as que equiparam o modelo até agora, apesar de mais estreitas. O conjunto, realmente, ficou muito atraente.
Várias mudanças muito bem vindas, por sinal também ocorreram no interior do carro considerado por muitos o seu "calcanhar de Aquiles" (ponto fraco) do Celta. Embora o excesso de plástico rígido continue a saltar aos olhos, houve em fim um trabalho de criar formas que agradem aos olhos. Além disso, o novo painel tem um desenho bem elaborado. O diminuto quadro de instrumentos da antiga geração deu lugar a um conjunto maior e bem distribuído, com conta-giros em todas as versões, termômetro do motor e marcador de combustível analógico (antes digital de cristal líquido).
Ponto positivo também para o novo volante, que agora traz o comando de buzina na almofada central. O acionamento antigo, pela alavanca à esquerda, não era nada prático. Como a carroceria em si do Celta 2007 é a mesma do modelo antigo, para os ocupantes não há mudanças no quesito espaço, assim como o compartimento de bagagem continua a oferecer 260 litros.
Mecânica
Quem esperava a chegada do motor de 1.4 Flexpower (bicombustível) ainda terá que esperar mais um pouco provavelmente até julho deste ano. Assim, o Celta 2007 mantém as conhecidas versões 1.0 Flexpower de 70 cv (tanto com álcool como com gasolina) e 1.4 a gasolina de 85 cv. Novidade mecânica? Uma só. Agora o compacto pode vir de fábrica com direção hidráulica de direção.
Durante avaliação do compacto, num trecho entre Porto Alegre e Bento Gonçalves (RS), foi possível constatar que o Celta continua a agradar pela agilidade, mesmo com motor 1.0, pela boa estabilidade nas curvas e pela economia de combustível (faz 10 km/l na cidade). O acabamento aprimorado garantiu uma condução mais agradável. Pena que quem é alto como este repórter continua a sofrer um pouco na hora de dirigir, pois as pernas ficam muito próximas ao volante.
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