Qual é o significado de todas aquelas letras e números que aparecem nos pneus dos automóveis?Rodrigo Avelar

CARREGANDO :)

Os pneus dos veículos revelam muitas informações úteis. Cada letra, símbolo, número, que parecem sem significado para o consumidor, indicam onde foi fabricado, quando, em que local, capacidade de peso que o pneu suporta, velocidade máxima que pode atingir, dentre outras características.

Conforme Wagner Marangão, que comanda o laboratório de testes da Michelin no Brasil e América Latina, praticamente 90% dos brasileiros desconhecem como usar adequadamente o pneu e não sabem a importância de ficar atentos às informações que estão na banda de rodagem.

Publicidade

Cuidar dos pneus requer uma certa disciplina. A calibragem, conforme indicação do Manual do Proprietário, deve ser feita a cada 15 dias, sempre pela manhã, com os pneus ainda frios. Alinhamento e balanceamento são recomendáveis a cada três meses, na troca ou reparo dos pneus ou se o carro apresentar trepidações no volante. Outro fator altamente recomendável é o rodízio dos pneus a cada 5.000 km. Além de prolongar a vida útil dos pneumáticos, essas medidas garantem melhor dirigibilidade e que peças da suspensão não se desgastem prematuramente. Pneus carecas representam grande perigo ao motorista. Não garantem a frenagem correta, não seguram o carro nas curvas e o risco de acontecer uma aquaplanagem em pisos molhados torna-se praticamente inevitável. Também a probabilidade do pneu furar quando está desgastado é extremamente maior. A vida útil de um pneu é estimada em 100.000 km, se usado corretamente.

Entre em contato

* Tem alguma dúvida sobre mecânica ou legislação de trânsito? Precisa de alguma orientação? Escreva para o "Espaço do Leitor" do Caderno Automóveis Indicadores da Gazeta do Povo: Rua Pedro Ivo, 459, Centro, CEP. 80.010-020, Curitiba, Paraná. Ou pelo e-mail: (automobilismo@gazetadopovo.com.br).