Acender os faróis já deixou de ser uma tarefa do motorista em muitos veículos. O sensor crepuscular ou de iluminação, além das luzes diurnas de posição, se encarrega do serviço automaticamente.
Mas há quem prefira inovar para, digamos, facilitar o trabalho. É o caso do proprietário de um Volkswagen Santana 2000, com placa de Criciúma (SC), encontrado abandonado embaixo de um viaduto na BR-101, no município de Sangão, no Sul de Santa Catarina.
Ao abordar o carro nesta sexta-feira (16), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi surpreendida com a presença de uma tomada doméstica fixada no painel, ao lado do volante.
O interruptor, de acordo com as autoridades, tinha a função de ligar e desligar as luzes do veículo.
O problema na questão elétrica era apenas mais um da lista irregularidades observadas no veículo, como o péssimo estado de conservação e o licenciamento vencido.
Até o fim da tarde desta sexta a polícia ainda não havia localizado o dono do carro, que já estava recolhido no pátio da PRF.
VEJA 10 GAMBIARRAS NO CARRO INACREDITÁVEIS
Caso seja identificado, o responsável pelo Santana abandonado será autuado conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Entre as infrações gravíssimas cometidas estão a de dirigir com a documentação vencida e a de trafegar com o veículo em estado de conservação ruim. Cada uma rende sete pontos na carteira de habilitação.
É comum cruzar com veículos que exibem gambiarras para resolver um determinado problema, como arame para segurar o para-choques e plástico fixado no lugar do vidro. Mas a "solução criativa" catarinense entra para a galeria das bizarrices já feitas em automóveis. Confira algumas delas:
10 gambiarras difíceis de acreditar
Vassoura foi feita para limpar sujeira. Então nada mais lógico quando o vidro está empoeirado. O problema é se chover. Só não precisava ser numa BMW X5!
Como o próprio nome já diz, porque não um abridor no lugar da maçaneta quebrada para abrir a porta do carro.
Espelho retrovisor é algo sujeito a quebra quando menos espera. Então o jeito é dar uma utilidade para aquele espelho da mulher que estava perdido na gaveta. E, é claro, a insubstituível fita adesiva para fixar bem o improviso.
Encontrar um botão de comando do ar-condicionado não é tão simples, dependendo da idade do veículo. Agora um registro tem para vender em qualquer loja de material de construção.
Quando a porta já não para mais fechada por um problema na trava, a saída é novamente recorrer a um item tão comum em provadores de lojas e banheiros de casas antigas de madeira.
A película escurecida deixa o interior sem luminosidade? Que tal reaproveitar aquela persiana que ia para o lixo. Além de garantir a privacidade interna, também pode deixar o luz de fora entrar.
Aqui o problema não está no carro, mas na garagem apertada quando se tem um sedã. Nada que um bom engenheiro não resolva!
O motorista só precisa posicionar o veículo milimetricamente dentro da garagem na hora de fechar o portão.
Aquelas caixas de papelão que sobram quando se compra uma tevê ou geladeira sempre acabam tendo um utilidade no futuro, ainda mais combinada com velha e boa fita adesiva.
No caso do nosso amigo aí, serviu como tampa para o porta-malas até que uma outra peça seja encontrada em desmanches legalizados. As alças pelo menos estão intactas.
Quando o sonho de consumo é ter uma picape, mas a conta bancária não ajuda. O jeito é colocar a criatividade para funcionar e transformar o hatch num utilitário.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast