A Volkswagen investiu na modernização das linhas do Polo na tentativa de mudar a sua imagem já que desde o seu lançamento em 2002, apresentava baixos volumes de vendas. Para manter o atual DNA da marca, a montadora seguiu o mesmo caminho de atualização adotado no modelo europeu. Agora com visual novo, motor 1.6 Total Flex e preços a partir de R$ 42 mil, o Polo Sedan volta a ter competitividade no mercado.
No novo visual do modelo, percebe-se a semelhança com veículos maiores da marca, como Jetta e Passat. Na dianteira, o desenho continua marcado pelos faróis redondos, só que agora eles estão embutidos dentro de um elemento trapezoidal, que também integra as setas direcionais. Atenta aos detalhes, a Volkswagen introduziu nas lâmpadas dos faróis o símbolo VW, garantindo personalização às peças. Outra característica marcante é a forma em "V" do conjunto pára-choques, grade e capô, que se baseia na nova identidade visual da marca. As mudanças não foram agressivas, mas contribuíram para que o carro ganhasse aspecto mais robusto e esportivo.
Na traseira, as lanternas repetem as formas circulares da frente e um spoiler foi integrado à tampa do porta-malas. Em comparação com o modelo da geração anterior, o Novo Polo ficou um pouco maior. Agora mede 3,91 m de comprimento. A largura (1.65 m) e a altura (1.465 m) permaneceram inalteradas.
De série, o carro oferece direção hidráulica, ar-condicionado, destravamento interno da tampa traseira, luzes laterais de estacionamento, brake-light, banco do motorista com regulagem de altura, retrovisor com controle interno, porta-objetos sob o banco do motorista e porta-copos no console. Em sua versão top, como esta que foi avaliada, o Polo oferece ainda, como itens de série, novo sistema de auxílio de estacionamento traseiro, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, travamento central, faróis de neblina, rodas de liga leve, vidros elétricos, alarme, computador de bordo e destravamento das portas por controle remoto.
Pelo seu bom nível de acabamento geral, do painel ao porta-malas, o sedã da Volkswagen continua fazendo jus à classe premium. Seus concorrentes mais próximos são o Ford Fiesta Sedan, com motor 1.6 Flex, (R$ 36 mil); Fiat Siena 1.8 Flex (R$ 40 mil) e Chevrolet Prisma 1.4 Flex, (R$ 30 mil) em suas versões básicas.
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