A Fiat bem que tentou com o Mobi, mas não conseguiu lançar o subcompacto com preço abaixo dos R$ 30 mil como havia prometido - chegou ao mercado há um ano custando R$ 31.900 (hoje começa em R$ 33.700).
Esta missão, pelo jeito, caberá ao Renault Kwid, novidade que será lançada no Salão de Buenos Aires daqui duas semanas, com pré-venda no Brasil a partir de 15 de junho.
O valor inicial do ‘SUV dos compactos’, como a marca vem chamando o carro em sua publicidade, será de R$ 29.990 na versão mais básica, segundo apurou o site Quatro Rodas.
Se confirmado, será um belo trunfo na briga com os seus concorrentes diretos - além do Mobi, o Kwid encara o Volkswagen up! (parte de R$ 37.990), com quem já andou ‘se bicando’ em vídeos na internet.
O outro rival, mais distante, até custa menos, porém não conseguirá fazer frente em volume de vendas. Falamos do Chery QQ, que sai por R$ 25.990 na nova versão de entrada Smile. OJAC J2 também está neste grupo de carros pequeninos, mas a tabela começa em R$ 36.990.
LEIA MAIS: Perto da estreia, Renault Kwid zomba do Volkswagen up!, que dá o troco; assista
O lançamento da Renault sairá da fábrica de São José dos Pinhais ainda com quatro airbags (dois laterais e dois frontais), sendo o pioneiro no segmento com as bolsas adicionais. Elas têm a função de proteger o tronco dos ocupantes de lesões ocasionadas pela invasão da coluna B em caso de impacto lateral. Ombros, costelas, braços e até as cabeças ficam menos expostos durante a colisão.
Outros itens de segurança estão no pacote básico do modelo, como o sistema Isofix para ancoragem da cadeira infantil, também disponível no up!.
Versão Outsider para realçar robustez
Para reforçar a imagem de utilitário, o Kwid deverá ter uma configuração com roupagem mais vistosa. provavelmente baseada no conceito aventureiro Outsider Concept, apresentado no Salão de São Paulo de 2016 (fotos que ilustram a matéria).
Estrutura reforçada
A Renault buscará realçar a questão da segurança do carro, contrapondo assim com a imagem arranhada pelo resultado ruim no crash test da Global NCAP, feito na versão vendida na Índia. À época, a montadora rebateu dizendo que adaptou o modelo para o mercado brasileiro pela Renault Technology Americas, um dos seus sete centros de engenharia ao redor do mundo, localizado na planta paranaense.
LEIA MAIS: Novo up! troca apelo popular por estilo sofisticado; confira preços e versões
Além das adições de equipamentos de segurança, houve também modificações na parte estrutural. Segundo a marca, 80% dos componentes são completamente diferentes, com estrutura reforçada. Isso acarreta um aumento em cerca de 20% no peso total, na comparação com o indiano (passará de cerca de 650 kg para perto de 800 kg - só o banco do motorista pesa 9 kg a mais). A gordura a mais se deve pelos reforços no monobloco e uso de aços de maior resistência.
Motor econômico
O Kwid será impulsionado pelo novo motor 1.0 SCe 3-cilindros, de 79/ 82 cv (gasolina/ etanol) e torque máximo de 10,5 kgfm, que estreou recentemente na Sandero/ Logan. Ele vem com duplo comando de válvulas variável, na admissão e no escape e está associado a um câmbio manual de cinco velocidades.
O peso ‘leve’ do veículo (a balança do Mobi, por exemplo, registra 907 kg) e o motor eficiente devem resultar num consumo digno para brigar pelo posto de ‘o carro flex mais econômico do país’.
LEIA MAIS: Inmetro divulga ranking 2017 dos carros mais econômicos do Brasil; confira
A altura em relação ao solo é mais um dos atributos do carro, daí da Renault intitulá-lo o ‘SUV dos compactos’. Chega a 18 cm, o que resulta numa posição de dirigir mais elevada. Suas dimensões são: 3,68 m de comprimento, 2,42 m de entre-eixos, 1,58 m de largura e 1,48 m de altura. Ou seja, um pouco maior do que up! - 3,60 m (c), 2,42 m (ee), 1,64 m(l) e 1,50 m (a) - e Mobi - 3,57 m (c), 2,30 m (ee), 1,63 m (l) e 1,49 (a).
Visual de utilitário
O Kwid chama a atenção pelo visual de utilitário esportivo exibindo traços que lembram os irmãos Duster, na grade integrada ao conjunto óptico, e Sandero, nos faróis e para-choques. A traseira é mais arredondada e com uma pegada também de suvinho.
O carro vem ainda molduras pretas nos para-lamas ao melhor estilo aventureiro de boutique, que faz sucesso no mercado nacional.
Por dentro, o compacto tem visual sóbrio, como é comum nos modelos da Renault, e bastante funcional, como a central multimídia Media NAV com tela de 7” sensível ao toque. O quadro de instrumentos é todo digital.
Em clínicas com potenciais clientes, o espaço interno foi bastante elogiado, assim como o porta-malas supostamente maior que o de up! e Mobi.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast