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Novo bafômetro da PRF
Novo bafômetro da PRF| Foto: Divulgação/PRF

Um novo tipo de bafômetro - o etilômetro passivo - começou a ser usado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O equipamento, que é capaz de mostrar se o motorista ingeriu bebida alcoólica sem que este precise encostar a boca no aparelho, já está presente nas fiscalizações em 12 unidades da federação.

Os últimos estados a colocarem em operação, segundo o órgão, foram o Piauí e o Distrito Federal.

O principal ganho será a agilidade nas operações. Um teste com um bafômetro tradicional demora, em média, um minuto para ser concluído, enquanto com o etilômetro passivo é de cinco segundos.

O equipamento, que custa em torno de R$ 2.700, também ira gerar economia com os bocais usados nos bafômetros tradicionais. Segundo reportagem do Correio Braziliense, cada um custa, em média, R$ 1,50.

Em apenas alguns segundos, o etilômetro passivo é capaz de indicar se o condutor fez uso ou não de bebida alcoólica. Após o motorista assoprar na direção do aparelho, uma luz verde (foto) ou vermelha (vídeo) se acende. Com a luz verde, o motorista é liberado. Com a luz vermelha, o motorista é convidado a fazer o teste no etilômetro tradicional.

O novo aparelho funciona como uma espécie de triagem, liberando rapidamente o motorista que não apresenta nenhum vestígio de álcool e direcionando a fiscalização para aqueles motoristas com indícios de ingestão de álcool.

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Segundo a PRF, quem for flagrado sob efeito de álcool recebe uma multa de quase R$ 3 mil, além de perder 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e ter a CNH suspensa.

O motorista que apresentar um teor alcoólico acima de 0,34 mg/L, índice considerado como crime de trânsito, é conduzido para a delegacia de Polícia Civil, de onde só consegue sair mediante fiança.

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SERIE 3 CONVERSA COM MOTORISTA A nova geração do Serie 3 que estreia no Brasil é repleta de tecnologia, com recurso herdados do irmão maior Serie 7. Destaque para o assistente pessoal inteligente, que permite ao motorista conversar com o carro e pedir alguns comandos como sintonizar rádio, resfriar os esquentar a temperatura do ar-condicionado, informar o clima em diferentes localidades ou acionar o GPS para levar ao destino pretendido. O sedã premium também oferece um sistema que registra os últimos 50 metros percorridos pelo carro para voltar de marcha ré automaticamente, sem a intervenção do condutor. É ideal para manobras em garagem e ruas apertadas. A sétima geração estará disponível no fim de março em duas versões: a 330i Sport, por R$ 219.950, e a 330i M Sport, a R$ 269.950. O modelo substitui o 328i. Além do visual mais agressivo, cheia de vincos. As rodas são de aro 18 (Sport) e 19 (M Sport). O motor é o 2.0 turbo, de quatro cilindros, que rende 258 cv (13 cv a mais que antecessor) e 40,8 kgfm de torque. O zero a 100 km/h ocorre em 5,8 s e a velocidade máxima alcança 250m km/h. As primeiras 1 mil unidades vêm da Alemanha e a partir de julho ele começa a ser produzido em Araquari (SC). #bmwserie3 #bmw330i #bmwbrasil #novageração #seda #esportiva #carros #automoveis #cargram #instacar #gazetadopovo #velocitta #turbo 🎥#renytrovao

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