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Vídeo mostra como Bertha Benz realizou a primeira viagem mais longa da história. | Divulgação / Daimler AG
Vídeo mostra como Bertha Benz realizou a primeira viagem mais longa da história.| Foto: Divulgação / Daimler AG

O surgimento do automóvel deve muito a uma mulher: Bertha Benz. Ela foi a pioneira em testar um veículo motorizado, há 130 anos. Para homenageá-la e também a todas as mulheres no seu dia internacional, a Mercedes-Benz divulgou um vídeo que retrata esse momento especial.

Casada com Carl Benz, inventor do primeiro automóvel, Bertha ajudou o marido no desenvolvimento do Patent-Motorwagen, primeiro carro a ser patenteado na história, no início de 1886. Meses depois o modelo foi lançado, mas ainda carecia de confiança das pessoas para se tornar um produto de massa.

O primeiro veículo do mundo foi o Patent-Motorwagen, criado em 1886.
Daimler AG/ Divulgação

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Por isso, em 1888, escondido de Carl, ela decidiu fazer uma viagem  com o Motorwagen. A aventura começou no início agosto e teve a companhia dos dois filhos, Richard (14 anos) e Eugen (15). 

A família, sem o marido, saiu de Mannheim, na Alemanha, onde moravam, e percorreu 104 km pela região de Baden-Württenberg, alcançando Pforzheim, cidade natal de Bertha.

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Ela não se intimidou pelo fato de que alguns trechos das estradas, que normalmente eram usados apenas por cavalos e carruagens, eram tudo menos adequados para o automóvel.

O desprendimento dela foi considerado a primeira viagem de longa distância com um automóvel que se tem notícia. A ‘pilota de testes’ queria mostrar a funcionalidade da invenção, que até então não havia despertado interesse nas pessoas para comprá-la.

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Durante a jornada de ida Bertha teve de usar da criatividade, e do conhecimento mecânico, para resolver problemas que surgiam, como pode ser visto no vídeo

Primeiro recorreu a um alfinete de chapéu para desentupir o tubo de combustível. A peça fora obstruída por impurezas geradas pelo solvente derivado de benzina que Bertha comprou na farmácia para usar como combustível.

Já o curto-circuito num fio foi solucionado com a liga de uma meia usada como isolante. Na viagem, ela desenvolveu o conceito da lona de freio. Ainda teve de empurrar o carro por vários quilômetros quando acabou o combustível.

No trajeto de volta ela optou por um caminho mais curto, de 90 km, pela margens do rio Reno. 

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Ilustração à esquerda recria o momento em que Bertha vai à farmácia comprar solvente para usasr como combustível. À direita a propagando do primeiro veículo de Carl Benz.
Daimler AG / Divulgação

Com a viagem, Bertha atingiu o objetivo de mostrar a funcionalidade do Patent-Motorwagen e atraiu clientes para a oficina de Carl interessados no veículo.

Com a experiência da esposa e dos filhos, ele também corrigiu algumas falhas no veículo e aplicou outras melhorias.

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Nascida em 1849, Bertha Ringer casou-se com Carl em 1872, um ano depois dele criar a empresa Benz. Desta união, nasceram cinco filhos. Em 1927 a sua companhia se aliou à Daimler, surgindo a Daimler-Benz, que mais tarde viraria apenas Daimler AG. O grupo é proprietário da Mercedes-Benz.

Bertha e Carl Benz se casaram em 1872, um ano depois dele criar a empresa Benz. Daimler AG / Divulgação
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CARRO MAIS CARO DA HISTÓRIA A marca francesa Bugatti resolveu comemorar seu 110º aniversário em grande estilo. Expõe no Salão de Genebra, na Suíça, o carro considerado o mais caro da história já produzido. A única unidade do La Voiture Noire ('O Carro Preto') custa US$ 12,5 milhões (R$ 48 milhões), mas sobe para US$ 18,7 milhões (R$ 72 milhões) com taxas e outros custos. O título anterior pertencia ao Rolls-Royce Sweptail, que sai por US$ 12,8 milhões (R$ 49 milhões). A Bugatti exclusivíssima já foi vendida, mas a montadora não revela o nome do comprador. Com o motor W16 8.0, de 1.500 cv, o modelo foi inspirado no clássico Type 57 SC Atlantic, de Jean Bugatti, filho do fundador da marca, Ettore Bugatti. A empresa francesa surgiu em 1909 e comprada em 1998 pela Volkswagen. #bugatti #bugattilavoiturenoire #carrosmaiscaros #salaogenebra #carros #automoveis #instacar #cargram #gazetadopovo Fotos: Newspress, Bloomberg e Bugatti

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