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Vinte das principais fabricantes de veículos do mundo, incluindo a General Motors, a Toyota e a Volkswagen, fecharam um acordo com o governo dos Estados Unidos para que, até 1.º de setembro de 2022, a maioria dos modelos vendidos no país possua o sistema de frenagem automática.

A tecnologia, chamada AEB (sigla inglesa para Frenagem Automática de Emergência), possibilita que o automóvel antecipe a reação do motorista, reduzindo a velocidade ou parando, quando detectar uma colisão iminente. Também minimiza a gravidade do impacto quando a colisão for inevitável.

O sistema usado hoje em dia por algumas montadoras, como Volvo e Mercedes-Benz, atua num determinado limite de velocidade, geralmente abaixo dos 60 km/h.

Até 2022

As 20 marcas que fecharam o acordo com o governo dos EUA para usar a tecnologia de frenagem automática de emergência:

Audi, BMW, Fiat Chrysler, Ford, General Motors, Honda, Hyundai, Jaguar Land Rover, Kia, Maserati, Mazda, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Porsche, Subaru, Tesla, Toyota, Volkswagen e Volvo.

O AEB dispõe de sensores como radar, câmeras e laser que determinam a distância e a velocidade do veículo à frente. É uma combinação semelhante a usada nos carros autônomos para a leitura do trânsito e das vias. Além de alertar o motorista de um perigo iminente, ele também ativa os freios se o motorista não reagir com rapidez.

VIDEO: Confira os testes com carros que possuem o sistema de detecção de pedestres

A frenagem automática é mais um recurso de segurança a compor a lista de equipamentos obrigatórios nos EUA, que inclui cinto de segurança, airbags e câmera de ré.

Atualmente, a tecnologia é oferecida como item opcional em diversos modelos no mercado norte-americano. No Brasil, ele está presente em carros da Audi, Volvo, Mercedes-Benz, BMW e Ford.

Conforme um estudo divulgado pelo Insurance Institute for Highway Safety Cars (IIHS), organização independente financiada pela indústria de seguros, o AEB nos veículos reduz até 40% das colisões traseiras, comuns no para-e-anda do trânsito.

Esse tipo de batida teve 700 mil ocorrências nos EUA em 2013, o que corresponde por 13% do total de acidentes de trânsito naquele país.

As marcas que aderiram ao acordo representam, segundo o governo americano, a 99% do mercado do tio Sam. Boa parte das picapes também deverá ter o dispositivo até 2025. “Esta é uma vitória para a segurança viária e para os consumidores”, afirmou Anthony Foxx, ministro de Transporte americano.

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No fim do ano passado, o Euro NCAP, outra organização independente voltada à segurança no trânsito, anunciou que incluiria em seus testes os sistemas que podem evitar a colisão a pedestres e divulgou um vídeo com exemplos:

Teste de frenagem do Euro NCAP

Entidade realiza testes com detecção autônoma de pedestres.

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