Mesmo com o lançamento do novo sedã Prisma marcado para o mês que vem, a GM do Brasil já apresentou o coração do modelo, o motor 1.4 bicombustível, batizado de Enono.Flex. Abastecido com álcool, ele é capaz de desenvolver 97 cv de potência a 6.200 rpm e 12,9 kgfm de torque a 3.200 rpm. Com gasolina, a motorização gera 89 cv a 6.200 rpm e 12,4 kgfm a 3.200 rpm.
De acordo com a montadora, o Prisma será o primeiro modelo da linha Chevrolet a utilizar um motor acima de 1.0 litro com a tecnologia VHC (Very High Compression), com elevada taxa de compressão: 12,4:1. O VHC vinha sendo utilizado nos últimos anos nos modelos Celta, Classic e Corsa exclusivamente nos motores 1.0.
Além da alta compressão, o novo propulsor 1.4 VHC Econ.Flex foi retrabalhado, recebendo sistema de comando de válvulas com rolamentos de baixo atrito, componentes de menor inércia (Low Friction Valve Train LFVT) e conversor catalítico acoplado ao coletor de escapamento tubular, o que diminui o tempo de aquecimento do catalisador (light-off). De acordo com a montadora, essas alterações propiciam um melhor desempenho e otimização na economia de combustível, além de uma emissão menor de poluentes.
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