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O Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), de São Paulo, mostrou o conceito FEI-X15. Carinhosamente chamado de Colibri (devido à carroceria superaerodinâmica inspirada em um beija-flor), o modelo foi projetado para percorrer a maior distância possível com apenas um litro de combustível e é capaz de atingir 750 km/l. Para alcançar a meta, o protótipo utiliza um dispositivo automático que desliga o motor ao atingir 45 km/h e volta a ligar aos 15 km/h. Sem o mecanismo automático, o veículo pode chegar aos 90km/h. O carro – que pode levar apenas uma pessoa – é equipado com motor de 5,5 HP de potência, além de chassi e rodas de alumínio, matéria-prima indispensável para a leveza do veículo.

Mais leve e resistente

Uma estrutura completa (denominada "spaceframe") em alumínio de uma Ferrari 360 Modena era o destaque no estande da Alcoa, fabricante de estruturas e peças automotivas com este metal que é mais leve e resistente à corrosão que o aço. No Brasil, o uso do alumínio pela indústria automotiva ainda está no começo (apenas 45 quilos em média por veículo contra os 124 quilos por modelo nos Estados Unidos), mas há grande potencial de crescimento nos próximos anos, já que a construção de veículos com este metal ajuda a deixar o veículo mais leve e contribui para a melhoria do desempenho (acelerações mais rápidas e frenagens mais curtas). No caso da Ferrari 360 Modena, o uso de uma estrutura em alumínio deixou o bólido 60 quilos mais leve que o modelo anterior (F355).

Co-piloto virtual

A Magneti Marelli e a Delphi levaram para a SAE 2005 sistemas de navegação via satélite (GPS), respectivamente, denominados Smart Router e Sistema de Navegação Digital (este último com tela "touch Screen", em que a escolha de opções é feita com um simples toque na tela e não por botões convencionais). As duas tecnologias permitem dirigir por uma cidade com a ajuda de um mapa que, através de sinais enviados pelo satélite, indica o melhor caminho pré-informado. Se o motorista sair daquela rota, o sistema imediatamente recalcula uma outra alternativa e a mostra no mapa exibido por uma tela instalada no painel central do veículo. Infelizmente, os dois sistemas de navegação ainda não podem ser comercializados no país devido a resolução 153 do Contran, que proíbe o uso de aparelhos com imagens no painel frontal do carro.

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