Aproveitando a inauguração da nova fábrica da FPT- Powertrain Technologies, fabricante dos motores E.torQ, em Campo Largo (PR), a Fiat lança a linha 2011 do Punto, que tem como principal atração o novo motor E.torQ 1.6 16V e 1.8 16V. Com sete versões, quatro tipos de motorização e duas de transmissão o modelo já está sendo distribuído para as concessionárias e com preços que vão de R$ 39.290 a R$ 64.670.
As novas versões são: Essence 1.6 16V, Essence 1.8 16V, Essence 1.8 16V Dualogic, Sporting 1.8 16V e Sporting 1.8 16V Dualogic. Além das versões de entrada, a Attractive, com o já conhecido motor Fire 1.4 8V, e da esportiva T-Jet, equipada com o mesmo motor turbo 1.4 T-Jet. Impulsionado pelo E.torQ 1.6 16V flex, o modelo tem 117 cv de potência máxima a 5.500 giros e torque máximo de 16,8 kgfm a 4.500 rpm com etanol e 115 cv com torque de 16,2 kgfm quando alimentado com 100% gasolina. Já o E.torQ 1.8 16V chega aos 132 cv a 5.250 rpm e torque de 18,9 kgfm a 4.500 giros com etanol (130 cv com 18,4 kgfm quando abastecido com gasolina).
Segundo a Fiat, o E.torQ 1.6 16V gera 13,55 kgfm, ou seja, 81% de sua força máxima a 1.500 giros, com álcool. Logo acima disso, em 2.500 giros, o propulsor já atinge 92% de sua força total. Esta característica também se faz presente no E.torQ 1.8 16V, nas versões Essence e Sporting. Logo acima dos 2.500 giros, o 1.8 16V apresenta 17,50 kgfm de força, que representa 93% do torque máximo com 100% de etanol, o que facilita arrancadas e ultrapassagens.
A versão 1.6 16V do Fiat Punto atinge a velocidade máxima de 180 km/h (gasolina) e 182 km/h (álcool). Já com o motor 1.8 16V, chega à máxima de 189 km/h (g) e 191 km/h (a). Para conseguir esses números, a fabricante precisou reduzir o peso de peças móveis do motor, visando alto torque, economia de combustível, redução do nível de ruídos e vibrações, suavidade de funcionamento, além de baixos níveis de emissão de poluentes.
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