Saiba mais Compacto vem bem completo
Como top de linha da família Fiat Palio, o 1.8 R vem bem completo seja na versão duas ou quatro portas. São de série no modelo compacto itens como direção hidráulica, ar-condicionado, conjunto elétrico, computador de bordo, faróis de neblina, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve, contagiros, bancos em tecido com acabamento exclusivo e volante com revestimento em couro. Opcionalmente, o veículo pode vir ainda com air-bag frontais e laterais (o segundo disponível apenas no quatro portas), banco do motorista elétrico (também apenas no quatro portas), ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), sensor de chuva, rádio/toca-CDs com MP3 e sistema viva-voz bluetooth para telefone celular.
Em Curitiba, o Fiat Palio 1.8 R custa a partir de R$ 40.780 (duas portas) e R$ 42.350 (quatro portas). A versão avaliada pela reportagem do Caderno de Automóveis era a duas portas completa (com ABS/EBD, bluetooth, CD player com MP3 e air-bag duplo) e pode ser adquirida por R$ 50.367. A versão quatro portas também com os seus opcionais exclusivos (banco elétrico e air-bags laterais) pode chegar a R$ 60,8 mil.
Quem era jovem em 1986 ainda se lembra o Uno 1.5 R, o pequeno esportivo da Fiat que foi sonho de consumo de muitos motoristas. A esse modelo seguiram suas naturais evoluções e, em 2005, o lançamento do antigo Palio 1.8 R. Agora, dois anos depois, chega ao mercado o novo Palio 1.8 R, que tem a missão de representar a marca italiana num segmento quase inexistente, o de esportivos compactos nacionais. O outro concorrente é o Chevrolet Corsa SS. E, como pôde comprovar a reportagem do Caderno de Automóveis, o hatch da Fiat continua a trazer muitos atributos.
Além da reestilização externa, promovida em toda a linha 2008, em março deste ano, o novo Palio 1.8 R traz ainda alguns itens exclusivos que garantem um estilo esportivo ao compacto. Chama a atenção as faixas adesivas laterais, em que aparece a inscrição "1.8 R"; as rodas de liga leve aro 15"; as saias laterais; a ponteira esportiva do escapamento e um novo aerofólio sobre o vidro traseiro.
Por dentro, também há novidades. Salta aos olhos os cintos de segurança vermelhos, uma homenagem ao pioneiro Uno 1.5 R. Além disso, o carro recebeu pedaleiras esportivas, costuras em vermelho no volante de couro e na alavanca do câmbio e apliques "1.8 R" no painel central e nas soleiras das portas. Existe, inclusive, um "toque esportivo" sob o capô: uma cobertura vermelha envolvendo a parte de cima do motor. Mas, apesar dos itens exclusivos, o quadro de instrumentos (simples e de fácil visibilidade) e os comandos são os mesmos da geração anterior.
Desempenho
O novo Palio 1.8 R não sofreu mudanças no quesito mecânica. E, na realidade, nem precisava. Seu propulsor 1.8 8V bicombustível que oferece uma potência máxima de 115 cv com álcool e 113 cv com gasolina garante fôlego suficiente para o compacto. Basta uma leve pisada no acelerador para que o propulsor responda prontamente. As saídas são rápidas e as ultrapassagens podem ser feitas com muita segurança, como pôde confirmar a reportagem durante avaliação, na BR 277, entre Curitiba e Ponta Grossa. Pontos também para a transmissão mecânica de cinco velocidades, que é macia e leve. Já a suspensão, mais firme, é garantia de que o modelo não incline muito nas curvas.
Segundo dados da Fiat, o Palio 1.8 R pode atingir uma velocidade máxima de 191 km/h com álcool e 189 km/h com gasolina. Além disso, pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos (gasolina) e 9,2 segundos (álcool).
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