A Ford confirmou o lançamento de uma nova versão para o EcoSport. A marca não informou detalhes, mas é provável que o SUV compacto passe a oferecer também nas versões 1.6 o câmbio automatizado Powershift, de seis velocidade e com dupla embreagem. A transmissão era exclusiva do EcoSport 2.0.
O jipinho ganhará ainda a versão atualizada do motor Sigma 1.6, emprestada do Fiesta, com duplo comando variável e 130 cv (atualmente o Eco 1.6 tem 115 cv).
A novidade é uma tentativa de recuperar o terreno perdido não só para o Honda HR-V, que assumiu a liderança de vendas no ano dentro do segmento, mas também para Jeep Renegade e Renault Duster, que ultrapassaram o veterano da Ford no volume de emplacamentos mensais.
Atualmente, a gama de versões do EcoSport inclui duas opções de motores flex, 1.6 e 2.0, três de transmissão (manuais e automática), três de acabamento e equipamentos e duas de tração: 4x2 ou 4WD.
Versões configuráveis
Para se manter competitivo, o modelo pode vir com o acabamento e os equipamentos independentemente do motor. Por exemplo, é possível levar a versão topo de linha Titanium com motor 1.6, ou então uma SE com motor 2.0 e transmissão automática.
Já na versão FreeStyle 2.0 automática, o cliente ainda pode optar pelo pacote Plus, que adiciona os airbags laterais e de cortina, além dos bancos revestidos de couro.
Há ainda um EcoSport exclusivo para vendas diretas, o SE Direct, especialmente voltado aos consumidores portadores de deficiência física.
Itens de série
Desde a versão de entrada, SE 1.6, o EcoSport traz itens como ar-condicionado, sistema de conectividade SYNC com comandos de voz, AppLink e Assistência de Emergência, rodas de liga leve aro 15″, bagageiro no teto e retrovisores externos com pisca integrado. Logo acima, a partir da versão FreeStyle 1.6, todo EcoSport recebe o Advance Trac – controle eletrônico de estabilidade e tração (ESC e TCS).
No topo da gama, a versão Titanium traz itens de comodidade como chave com sensor de presença e botão de partida, retrovisor interno eletrocrômico e sensor de chuva, além do ar condicionado digital.
Os mais vendidos
Confira o volume de emplacamentos por unidades entre os SUVs e crossovers compactos:
Modelo | Junho | Julho | Em 2015 |
Honda HR-V | 5.229 | 4.429 | 22.002 |
Ford EcoSport | 2.628 | 2.890 | 20.737 |
Renault Duster | 3.482 | 3.198 | 19.969 |
Jeep Renegade | 3.059 | 4.028 | 10.239 |
Hyundai Tucson | 1.216 | 1.129 | 7.744 |
GM Tracker | 524 | 903 | 5.422 |
Peugeot 2008 | 709 | 771 | 2.432 |
Fonte Fenabrave |
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast