Respeitar os limites de velocidade no trânsito é fundamental para diminuir os riscos de acidentes, mas muitos motoristas não curtem ‘andar devagar’ e sentem aquela coceirinha no pé direito para ir mais rápido. Que tal afundar o pedal do acelerador com total segurança e sem o receio de ser multado?
Se você sente essa necessidade então é bom conhecer o track day, modalidade que ganha cada vez mais adeptos ávidos para virar piloto por um dia.
E Curitiba é uma das cidades brasileiras onde a modalidade é mais praticada. Neste domingo (19) acontece mais uma edição do Track Day In, no autódromo de Pinhais, das 8h às 17h. É a segunda só em 2017. A intenção do organização é repetir o ano passado e realizar o evento todos os meses até dezembro.
Os interessados podem levar o seu carro para a pista. Basta apenas tê-lo em condições de tráfego, com documento em dia, pneus em bom estado e, lógico, portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O único equipamento de segurança exigido é o capacete. Caso o proprietário não tenha, é possível o empréstimo no local do evento. O veículo também passa por uma vistoria técnica.
As inscrições podem ser feita pelo site do Track Day In com preços promocionais na compra antecipada, ou então no local no dia do evento, porém com valores reajustados .
Além de pilotar seu próprio veículo na pista, as fãs da velocidade também podem ir como carona, o chamado ‘Zequinha’, ou então acompanhar dos boxes ou das arquibancadas as baterias que acontecem durante todo o dia.
Inscrição
Antecipado pelo site | Domingo (19) | |
Carro meio período | R$ 227 | R$ 295 |
Carro período integral | R$ 360 | R$ 550 |
Piloto extra (adicional) | R$ 50 | R$ 100 |
Carona/ Zequinha | R$ 35 | R$ 50 |
Bateria carros 1.0/ 1.4 e derivados | R$ 50 | R$ 100 |
Bateria carros clássicos | R$ 50 | R$ 100 |
A pista é aberta a todos os interessados. Do motorista que nunca pisou num autódromo ao profissional acostumado a ‘voar’ em circuitos. “É um sensação impossível de descrever. Só acelerando na pista para sentir a adrenalina e entender a emoção que o track day propicia”, ressalta Gilberto Carvalho, organizador do evento.
Segundo ele, o perfil dos participantes é bem variado, seja ao volante de um carro com motor 1.0, um esportivo ou mesmo veículos com preparação para corrida. A cada edição surgem pessoas novas em busca de viver um dia de piloto.
Carvalho conta que muitos levam familiares e até mais de um carro, lembrando que se não trata de uma competição, com disputa entre os carros, mas um “passeio sem limite de velocidades”, explica o engenheiro automotivo por formação e que está há mais de dez anos no mundo do track day. “É uma diversão saudável, monitorada de perto por nossos comissários e com toda a estrutura de uma corrida profissional”, complementa, frisando que cada um realiza as suas voltas, sem colocar em risco os outros participantes.
As baterias são divididas pela manhã e à tarde, no qual é cobrado um valor por período. Carros mais antigos e clássicos, com mais de 30 anos de uso e que já não são fabricados, também participar e tem um tempo de pista diferenciado dos demais.
Carvalho destaca que além da diversão em si, os participantes também se interagem, trocando muitas informações e desenvolvendo a habilidade na direção, além de conhecer melhor os limites e as respostas do carro. “Quem corre a primeira vez acaba virando um frequentador assíduo track day. Por isso, temos vagas limitadas para que todos possam ‘brincar de piloto’ ao máximo”, diz o organizador, que também acelera em Pinhais com o seu Volkswagen Gol GTi. São 40 vagas de manhã e 40 à tarde e 20 para veículos antigos.
Serviço
Onde: Autódromo Internacional de Curitiba.
Endereço: Av. Iraí, 16, Pinhais.
Horário: 8h às 17h.
Entrada: R$ 35 (antecipado no site) ou R$ 50 (domingo), com acesso aos boxes.
Estacionamento: gratuito para os participantes e convidados.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião