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Versões para todo o gosto

A linha Ranger é composta por 16 opções, combinando os acabamentos, tipos de cabine, combustível e tração. A Ranger Cabine Simples com motor diesel dispõe das versões XL (4x2 ou 4x4) e XLS (4x2). O modelo cabine simples com motor a gasolina é produzido nas versões XL e XLS, com tração 4x2.

A Ranger Cabine Dupla com motor diesel tem as versões XL, XLS e XLT, com tração 4x2 ou 4x4, além da topo de linha LTD, exclusivamente 4x4. Com motor a gasolina, ela oferece as versões XL, XLS e XLT, todas 4x2. Os motores são o Power Electronic 3.0 a diesel, com 163 cv de potência e torque de 38,7 kgfm, ou o Duratec 2.3 a gasolina, que entrega 150 cavalos e possui torque de 22,1 kgfm. Os preços da picape vão de R$ 47.850 (XL 4x2 simples 2.3 a gasolina) até R$ 100.755 (LTD 4x4 dupla 3.0 a diesel). De acordo com a Ford, cerca de 120 mil Ranger já foram vendidas no Brasil.

Para acirrar ainda mais a disputa entre picapes, a Ford lança a linha 2008 da Ranger. Além de algumas mudanças técnicas, em especial na suspensão, a grande novidade da linha é a versão Sport, tendo por base a cabine simples XLS a gasolina, que chega com o preço de R$ 49.990. Com este valor, segundo a Ford, o modelo também passa a disputar espaço com as picapes pequenas, um dos segmentos mais aquecidos do mercado automotivo brasileiro.

A Ranger Sport traz, de série, direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricos, controle elétrico dos retrovisores, farol de neblina e rádio/CD com MP3. Para justificar a esportividade, ela oferece detalhes como pára-choque dianteiro, moldura da grade do radiador e capa dos espelhos na cor do veículo – além de rodas de 16" e pneus Pirelli 245/70 Scorpion com a marca e logotipo em branco, no que talvez seja o aspecto externo mais arrojado da picape. Além disso, o vermelho foi incorporado à paleta de cores (há ainda preto, prata, branco e cinza).

Entre as modificações mecânicas, o destaque são os amortecedores traseiros deslocados do lado interno para fora das longarinas, junto às rodas, como na picape grande F-250. O centro de rolagem do conjunto foi rebaixado, melhorando a dirigibilidade e, a exemplo das últimas picapes lançadas, deixando seu comportamento mais próximo ao de um carro de passeio. Para Klaus Mello, supervisor de engenharia da Ford, a nova suspensão aumenta a eficiência e permite melhor controle do eixo traseiro, com maior estabilidade, segurança e conforto, principalmente em pisos irregulares. O interior da picape, homologada para três pessoas, mistura carro de passeio (descansa-braço, controles elétricos na porta, painel com os quatro instrumentos básicos) a utilitário (freio de mão no pé, volante fino). Sua capacidade de carga é de 760 quilos e o motor é o 2.3 a gasolina, que desenvolve 150 cv (cavalos) de potência e 22,1 kgfm de torque (força). Este propulsor, segundo a Ford, já vem preparado para receber kit de conversão de GNV, embora as notícias deste setor não sejam nada animadoras para o próximo ano.

No restante da linha, a picape ganhou novos adesivos "Limited" e "4x4", com desenho diferenciado. As versões XLS cabine dupla passam a vir com grade do radiador e pára-choque dianteiro pintados na cor preta, combinando com o protetor da caixa de roda e o pára-choque traseiro.

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