Uma pesquisa inédita do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), entidade de pesquisa especializada na avaliação de veículos com sede em São Paulo (seus resultados são usados por seguradoras e fabricantes), revela que os carros mais vendidos do país leia-se os hatchs compactos estão longe de poderem ser chamados de muito seguros. Ao todo, 503 automóveis e comerciais leves foram analisados e os resultados deram origem a índices, que possuem pontuação de 0,5 a 5 estrelas, de acordo com o nível de segurança oferecido pelos modelos.
Felício Schilingovski Félix, analista técnico do Cesvi, explica que foram avaliados 46 itens de segurança ativa (que previnem acidentes, como ABS ou terceira luz de freio), passiva (que protegem na hora do acidente, com cintos de segurança, air bags e barras de proteção lateral) e patrimonial (que preservam o veículo, como alarme antifurto). Através do estudo, conta o especialista, foi possível observar que praticamente todos os veículos que receberam acima de 3,5 estrelas possuíam air bags e freios ABS de série (opcionais na maioria dos carros compactos brasileiros). O problema é que dos 503 veículos testados, 69% receberam pontuação inferior a três estrelas.
Outra conclusão preocupante é que nenhum veículo das categorias picape compacta, multivan e perua compacta superou a classificação de 2 estrelas. Já no caso da categoria hatch compacto a maior classificação atingida foi de 3 estrelas. Por outro lado, entre os cupês e roadsters, em que predominam veículos importados de luxo, os índices mais baixos já partem de 4,5 estrelas.
Serviço: confira os índices de segurança dos carros avaliados pelo Cesvi Brasil no site (www.cesvibrasil.com.br), nos menus "segurança viária" e "estudos/pesquisas".
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