O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) criou em 2015 o Índice de Manutenção Veicular (IMV), que avalia o custo da revisão periódica recomendada pela montadora. O estudo, atualizado anualmente, mostra quais os carros que mais aliam facilidade e baixo custo na hora da manutenção.
O IMV considera os itens mais substituídos até os 100 mil km rodados e sua mão de obra. Para chegar ao resultado, o Cesvi realiza testes de impacto de diversos tipos com os veículos, que posteriormente são levados até uma oficina-modelo. No local, é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo, além de ser realizada uma análise individual das peças envolvida.
A classificação dos veículos segue uma escala de pontuação que varia de 10 a 60 pontos, dependendo do custo de manutenção. As menores notas significam gastos mais baixos e as maiores indicam que o proprietário terá de desembolsar mais pelo serviço.
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Um carro com índice 10 consumiria em média R$ 5 mil nas manutenções até os 100 mil km, enquanto que a nota 60 (a mais alta), R$ 29,5 mil. No entanto, os mais bem avaliados marcaram 20 pontos, o que representa gasto médio de cerca de R$ 10 mil.
Neste grupo, obviamente, estão os carros do segmento de entrada. Todos os modelos pesquisados tiveram dez revisões programadas até os 100 mil km.
Pacote de peças
O instituto dividiu a apuração em revisões preventivas (peças que necessitam ser trocadas obrigatoriamente seguindo recomendações das montadoras) e preditiva (que podem ser trocadas antes mesmo da recomendação do manual, conforme o desgaste apresentado seja pelo uso severo ou mau uso).
Entre os componentes estão peças e fluidos que são verificados e trocados com frequência nas revisões, como óleo do motor, fluido de freio, filtros, kit de embreagem, amortecedores, velas, correia, discos de freio, pneus e palhetas.
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Ao todo, são 37 itens com preços cotados nas concessionárias, além do custo da mão de obra. O estudo não inclui todos os modelos vendidos do mercado e nem os lançados recentemente.
20 PONTOS (R$ 10 mil)
- Chevrolet Celta
- Fiat Uno 1.0/ 1.4
- Fiat Fiorino 1.4
- Toyota Etios (hatch e sedan) 1.3/ 1.5
- Volkswagen Gol 1.0/ 1.6
- Volkswagen Voyage 1.0/ 1.6
21 PONTOS (R$ 10,5 mil)
- Chevrolet Classic 1.0
- Fiat Novo Palio 1.0/ 1.4 / 1.6
- Fiat Grand Siena 1.4
- Fiat Strada 1.4
- Nissan Versa 1.6
22 PONTOS (R$ 11 mil)
- Fiat Grand Siena 1.6
- Fiat Punto 1.4
- Ford Ka 1.0/ 1.5
- Hyundai HB20 1.0
- Hyundai HB20S 1.0
- Toyota Corolla 2.0
- VW Fox 1.6
23 PONTOS (R$ 11,5 mil)
- Chevrolet Onix 1.0/ 1.4
- Chevrolet Prisma 1.0/ 1.4
- Fiat Punto 1.6/ 1.8
- Hyundai HB20 1.6
- Hyundai HB20S 1.6
- Nissan March 1.0
- Nissan Versa 1.0
- Renault Logan 1.0
- Renault Duster 1.6
- VW Fox 1.0
24 PONTOS (R$ 12 mil)
- Chevrolet Cobalt 1.4/ 1.8
- Fiat Punto T-JET 1.4
- Ford New Fiesta 1.5/ 1.6
- Ford EcoSport 2.0
- Nissan March 1.6
- Renault Logan 1.6
- VW up! 1.0
25 PONTOS (R$ 12,5 mil)
- Citroën C3 1.2/ 1.5/ 1.6
- Fiat Bravo 1.8
- Fiat Linea 1.8
- Nissan Sentra 2.0
- Renault Sandero 1.0/ 1.6
- Renault Duster 2.0
- Toyota Corolla 1.8
26 PONTOS (R$ 13 mil)
- Peugeot 207 1.4
- Renault Sandero Stepway 1.6
27 PONTOS (R$ 13,5 mil)
- Honda Civic 1.8
28 PONTOS (R$ 14 mil)
- Ford Focus 1.6
- Ford EcoSport 1.6
- Honda City 1.5
- Honda Civic 2.0
- Honda Fit 1.5
- Peugeot 408
29 PONTOS (R$ 14,5 mil)
- Chevrolet S10 2.5
30 PONTOS (R$ 15 mil)
- Citroën C4 Lounge 2.0
- Peugeot 308 2.0
31 PONTOS (R$ 15,5 mil)
- Citroën C4 Lounge 1.6 THP
- Hyundai Tucson 2.0
- Peugeot 308 1.6 THP
32 PONTOS (R$ 16 mil)
- Hyundai Elantra 2.0
33 PONTOS (R$ 16,5 mil)
- Ford Focus 2.0
37 PONTOS (R$ 18,5 mil)
- Chevrolet Cruze Sport6 1.8
- VW Golf 1.4
- VW Jetta 2.0 flex
38 PONTOS (R$ 19 mil)
- Chevrolet Cruze Sedan 1.8
- Chevrolet Spin 1.8
41 PONTOS (R$ 20,5 mil)
- Chevrolet S10 2.4
49 PONTOS (R$ 24,5 mil)
- VW Jetta 2.0 TSI
52 PONTOS (R$ 26 mil)
- VW Golf 2.0 TSI
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