Toyota e China mantêm liderança mundial
A Toyota encerrou 2014 na liderança do ranking global por marcas, segundo levantamento da Jato Dynamics do Brasil. A marca japonesa teve uma pequena queda de 0,6% em relação a 2013. Logo em seguida ficou a Volkswagen, praticamente estável com 0,3% de veículos a menos vendidos em 2014. A Ford ocupou o 3º lugar com alta de 0,8% de veículos.
Por mercado, a China manteve a liderança, encerrando o ano com recorde de 21 milhões de unidades comercializadas no ano passado, um crescimento de 8,8% se comparado ao mesmo período de 2013. Os EUA ocuparam o 2º lugar com alta nas vendas de 5,9%. O Japão manteve a 3ª colocação ainda com aumento de 4,5%. O Brasil manteve a 4ª posição, a mesma dos últimos anos no ranking global e com 3.328.958 unidades de carros e comerciais leves, mas apresentando uma retração nas vendas de 6,9% em relação a 2013. Vale lembrar que os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.
A Alemanha seguiu na 5ª colocação, com alta de 3,2%. A Índia ficou em 6º lugar, mantendo-se estável com o mesmo número de vendas nestes dois últimos anos. Na 7ª colocação apareceu a Grã-Bretanha com crescimento de 10,3% em 2014. Em 8º lugar ficou a Rússia, com queda de 10,5%. Nas duas últimas posições estão a França e o Canadá, ambos apresentando aumento de 0,5% e 6,0%, respectivamente.
Top 10
Quem mais vendeu em 2014
Fabricantes
1. Toyota 6.384.760 unidades
2. Volkswagen 6.022.625 unidades
3. Ford 5.413.255 unidades
4. Chevrolet 4.108.397 unidades
5. Nissan 4.017.035 unidades
6. Hyundai 4.004.092 unidades
7. Honda 3.779.880 unidades
8. Kia 2.314.447 unidades
9. Renault 1.719.058 unidades
10. Fiat 1.704.443 unidades
Países
1. China: 21.004.688
2. EUA: 16.517.204 unidades
3. Japão: 5.562.887 unidades
4. Brasil: 3.328.958 unidades
5. Alemanha: 3.261.376 unidades
6. Índia: 2.889.595 unidades
7. Grã-Bretanha: 2.798.121 unidades
8. Rússia: 2.485.924 unidades
9. França: 2.167.951 unidades
10. Canadá: 1.853.047 unidades
Um novo recorde garantiu ao sedã Corolla, da Toyota, o título de carro mais vendido do mundo em 2014, segundo levantamento feito pela consultoria Focus2move.
Ao todo, foram comercializadas 1.223.253 unidades do sedã médio, superando em quase 200 mil unidades o Ford Focus, que ficou na vice-liderança. Essa é a oitava vitória consecutiva do veículo de origem japonesa.
O Volkswagen Golf saltou seis posições no ranking em relação a 2013, e fechou 2014 no terceiro lugar com 952.144 exemplares vendidos.
O salto de 29,7% do Golf só não foi maior que a minivan chinesa Wuling Hongguang, cuja venda restrita a aquele país obteve um incremento de 67%.
Campeão
Lançado em 1966, o Corolla passou a figurar entre os mais vendidos apenas em 1974, quando tomou, naquele ano, o primeiro lugar superando as vendas do Volkswagen Beetle.
Em 2012, tornou-se o primeiro carro do mundo a atingir 1 milhão de unidades produzidas em apenas um ano. Em 2013, a Toyota comemorou 40 milhões de unidades vendidas do Corolla ao longo de onze gerações.
Fabricado em 12 países (Japão, Brasil, Canadá, China, Índia, Paquistão, Africa do Sul, Taiwan, Tailândia, Vietnam, Turquia, Estados Unidos e Venezuela), ele é comercializado sob o mesmo nome em versões hatchback, sedã e perua.
Confira a lista dos 20 carros mais vendidos no mundo no ano passado, segundo a Focus2move:
1. Toyota Corolla: 1.223.253 unidades
2. Ford Focus: 1.025.081 unidades
3. VW Golf: 952.144 unidades
4. Ford F-Series: 898.781 unidades
5. Hyundai Elantra: 808.189 unidades
6. Toyota Camry: 763.804 unidades
7. Wuling Hongguang: 750.019 unidades
8. Honda CR-V: 728.821 unidades
9. Chevrolet Cruze: 706.172 unidades
10. Ford Fiesta: 693.908 unidades
11. VW Polo: 684.805 unidades
12. Toyota RAV4: 627.400 unidades
13. VW Jetta: 611.331 unidades
14. Honda Civic: 610.428 unidades
15. Honda Accord: 595.702 unidades
16. Chevrolet Silverado: 592.642 unidades
17. Toyota Hilux: 574.526 unidades
18. VW Passat: 540.943 unidades
19. Buick Excelle: 539.403 unidades
20. Toyota Yaris: 511.766 unidades
Briga de Pochmann e servidores arranha imagem do IBGE e amplia desgaste do governo
Babás, pedreiros, jardineiros sem visto: qual o perfil dos brasileiros deportados dos EUA
Crise dos deportados: Lula evita afronta a Trump; ouça o podcast
Serviço de Uber e 99 evidencia “gap” do transporte público em grandes metrópoles
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião