Apresentado inicialmente como conceito no Salão de Frankfurt em 2007, o Peugeot RCZ está sendo lançado no mercado europeu e até o fim do ano também irá desembarcar no Brasil. Com duas opções de motorização: 1.6 a gasolina, de 200 cv, e 2.0 a diesel, de 163cv, o cupê esportivo vai custar na Europa entre 27 mil e 30 mil euros. Já no Brasil o preço deve ser superior a R$ 150 mil e o Audi TT será seu principal concorrente.
Produzido na fábrica de Magna em Getz (Áustria), o visual do carro é destacado pelo capô bem agressivo, com o novo layout do leão estampado no bico; faróis espichados, que avançam sobre os para-lamas e uma imensa tomada de ar. Na traseira, talvez esteja o elemento de estilo que mais marca o RCZ: o vidro com dupla ondulação, que continua no teto. Na verdade, trata-se de uma solução que, além de dar um toque especial ao design do cupê, resolve o problema de acomodar pessoas de até 1,60m no limitado banco traseiro, pois, caso contrário, as cabeças ficariam muito próximas ao teto. Por dentro, o RCZ também respira esportividade e elegância, com bancos envolventes; comandos bem posicionados, ao alcance das mãos do motorista; acabamento em couro e na parte superior do painel há uma tela com sistema multimídia, que inclui navegador com tela de sete polegadas e alta resolução e até avisos de radar, alertando o motorista.
Como todo carro top de linha, o RCZ oferece sistemas de freio ABS (antitravamento das rodas), controle de estabilidade (ESP), ASR (controle de tração inteligente) sistema que ajuda nas arrancadas em subida, segurando o carro por dois segundos; dois airbags frontais e dois laterais. E como novidade (pena que só funcione na Europa) , o sistema Peugeot Connect SOS. Caso ocorra alguma pane no veículo ou acidente, basta apertar um botão que o carro será localizado automaticamente e os meios de socorro adequados serão enviados de imediato. E este serviço é gratuito.
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Avaliação
Carro provoca muita emoção ao volante
Rodando por mais de 300 quilômetros em trechos sinuosos e rodovias de alta velocidade, entre as cidades de Elciego e Rioja, região vinícola da Espanha, a 150 quilômetros de Bilbao, o RCZ mostrou como um esportivo pode ser agressivo (nas acelerações e retomadas e nas trocas rápidas de marcha) e dócil (de certo modo confortável e sempre na mão, equilibrado, mesmo nas curvas mais fechadas) ao mesmo tempo. O motor 1.6 THP, feito em conjunto com a BMW, com injeção direta e turbo fornece nada menos do que 200 cv e 27,5 kgfm de torque.
O câmbio manual de seis marchas, com relações curtas, reforça a surpreendente eficiência em acelerações e retomadas. O esportivo responde com vigor ao toque no acelerador, dando a impressão que leva menos de 7,5 segundos para ir de 0 a 100 km/h, conforme os dados divulgados pela Peugeot. Nas curvas travadas, o carro permanece grudado no chão e firme na trajetória. Um defletor traseiro móvel colabora para tanto. O belo ronco esportivo do motor, que soa como música no interior do carro, é proposital e gerado pelo recurso Sound System, que utiliza uma membrana vibratória para produzir tal efeito.
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O jornalista viajou a convite da Peugeot.
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