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O Peugeot RCZ mantém um estilo arrojado, com linhas que misturam dinamismo, elegância e boa dose de agressividade | Roberto Massignan Filho/ Gazeta do Povo
O Peugeot RCZ mantém um estilo arrojado, com linhas que misturam dinamismo, elegância e boa dose de agressividade| Foto: Roberto Massignan Filho/ Gazeta do Povo
  • O esportivo responde com vigor o toque no acelerador, levando menos de 7,5 segundos para ir de 0 a 100 km/h, conforme os dados divulgados pela Peugeot
  • Teto de fibra de carbono e defletor traseiro móvel
  • Muito luxo no interior e tela multimídia no painel
  • Veja a ficha técnica do Peugeot RCZ

Apresentado inicialmente como conceito no Salão de Frankfurt em 2007, o Peugeot RCZ está sendo lançado no mercado europeu e até o fim do ano também irá desembarcar no Brasil. Com duas opções de motorização: 1.6 a gasolina, de 200 cv, e 2.0 a diesel, de 163cv, o cupê esportivo vai custar na Europa entre 27 mil e 30 mil euros. Já no Brasil o preço deve ser superior a R$ 150 mil e o Audi TT será seu principal concorrente.

Produzido na fábrica de Magna em Getz (Áustria), o visual do carro é destacado pelo capô bem agres­­sivo, com o novo layout do leão es­­­tampado no bico; faróis espichados, que avançam sobre os para-lamas e uma imensa to­­ma­­da de ar. Na traseira, talvez es­­teja o elemento de estilo que mais marca o RCZ: o vidro com dupla ondulação, que continua no teto. Na verdade, trata-se de uma solução que, além de dar um toque es­­­pecial ao design do cupê, resolve o problema de acomodar pessoas de até 1,60m no li­­­mitado ban­­co traseiro, pois, caso contrário, as cabeças ficariam mui­­­to pró­­­ximas ao teto. Por dentro, o RCZ também respira esportividade e elegância, com bancos en­­­volventes; comandos bem posicionados, ao alcance das mãos do motorista; acabamento em couro e na parte superior do painel há uma tela com sistema multimídia, que inclui navegador com tela de sete po­­­legadas e alta resolução e até avi­­sos de radar, alertando o motorista.

Como todo carro top de linha, o RCZ oferece sistemas de freio ABS (antitravamento das rodas), controle de estabilidade (ESP), ASR (controle de tração inteligente) –sistema que ajuda nas arrancadas em subida, segurando o carro por dois segundos; dois airbags frontais e dois laterais. E como novidade (pe­na que só funcione na Eu­­ropa) –, o sistema Peugeot Connect SOS. Ca­­so ocorra alguma pane no veículo ou acidente, basta apertar um bo­­tão que o carro será localizado au­­­tomaticamente e os meios de so­­corro adequados serão enviados de imediato. E este serviço é gratuito.

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Avaliação

Carro provoca muita emoção ao volante

Rodando por mais de 300 quilômetros em trechos sinuosos e rodovias de alta velocidade, entre as cidades de Elciego e Rioja, região vinícola da Espanha, a 150 quilômetros de Bilbao, o RCZ mostrou como um esportivo pode ser agressivo (nas acelerações e retomadas e nas trocas rápidas de marcha) e dócil (de certo modo confortável e sempre na mão, equilibrado, mesmo nas curvas mais fechadas) ao mesmo tempo. O motor 1.6 THP, feito em conjunto com a BMW, com injeção direta e turbo fornece nada menos do que 200 cv e 27,5 kgfm de torque.

O câmbio manual de seis marchas, com relações curtas, reforça a surpreendente eficiência em acelerações e retomadas. O esportivo responde com vigor ao toque no acelerador, dando a impressão que leva menos de 7,5 segundos para ir de 0 a 100 km/h, conforme os dados divulgados pela Peugeot. Nas curvas travadas, o carro permanece grudado no chão e firme na trajetória. Um defletor traseiro móvel colabora para tanto. O belo ronco esportivo do motor, que soa como música no interior do carro, é proposital e gerado pelo recurso Sound System, que utiliza uma membrana vibratória para produzir tal efeito.

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O jornalista viajou a convite da Peugeot.

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