As redes de concessionárias da Hyundai no Brasil começam a receber a partir desta quarta-feira (30) os proprietários do modelo Veloster incluídos na campanha de recall por um problema no teto solar. O chamado anunciado no exterior envolve 5.852 unidades no Brasil.

CARREGANDO :)

O grupo Caoa, importador do modelo, confirmou na última semana que a campanha, anunciada em dezembro nos EUA, afeta consumidores brasileiros. Na época, a importadora havia sido notificada pelo Procon a prestar esclarecimentos sobre o impacto no Brasil.

Segundo comunicado da marca, há risco de que o vidro do teto solar possa trincar ou se estilhaçar com o carro em movimento ou parado. A falha é fruto de um problema com robôs na hora da montagem nas peças, na Coreia do Sul.

Publicidade

O chamado envolve veículos fabricados entre 1º de novembro de 2011 a 17 de abril de 2012. Os proprietários devem procurar uma revenda da marca a partir para reparação do defeito.

Em caso de dúvidas, consumidores podem entrar em contato com a central de relacionamento, no telefone 0800 559545 ou no site da marca. A campanha também será divulgada na imprensa nesta semana.

Exterior

Nos EUA, a marca convocou 13,5 mil unidades no final do ano passado. Segundo a agência de segurança de tráfego dos EUA (NHTSA), 11 consumidores reclamaram que os tetos solares estilhaçaram ou explodiram em seus Veloster.

Sete deles disseram que estavam dirigindo quando o vidro quebrou, sendo que alguns trafegavam em rodovias. Nenhuma lesão ou colisão, no entanto, foi informada às autoridades.

Publicidade

BMW

A BMW convocou proprietários das motocicletas do modelo S 1000RR a comparecerem a uma concessionária autorizada para agendar, a partir de 18 de fevereiro, a limpeza das roscas e da área de fixação do cavalete lateral e também a substituição dos parafusos de fixação.

As motos atingidas pelo recall foram fabricadas entre outubro de 2011 e agosto de 2012, com números de chassis de Z029188 até Z029390 e de Z030609 até Z036210.

No comunicado a empresa informa ter constatado a possibilidade de afrouxamento dos parafusos de fixação do cavalete lateral, o que pode causar a queda da motocicleta quando estacionada. Para mais informações a empresa disponibiliza o telefone 0800 707 3578 de segunda a sexta-feira, das 7 às 20h.

Publicidade