• Carregando...
 |
| Foto:

A renovação da Volkswagen no mercado brasileiro já começa a apresentar os primeiros resultados. A nova geração do Polo foi escolhida como o ‘Carro do Ano 2018’ na premiação da Autoesporte. Recém-lançado no país, o hatch marca o início da ofensiva da montadora em solo nacional, puxando a fila de outros 19 lançamentos previstos até 2020.

O Polo fechou novembro entre os 20 carros mais emplacados no país e inicia dezembro colado no Fiat Argo, seu concorrente direto no segmento e outro finalista do carro do ano, ao lado de Renault KwidJAC T40Hyundai Creta.

A premiação anual da Autoesporte é a mais antiga e prestigiada da indústria automotiva. Ela considera somente lançamentos e novidades que chegaram ao mercado nos últimos 12 meses, excluindo reestilizações ou ou apenas alterações mecânica. 
>>VW Polo é eleito o lançamento do ano no Prêmio Americar; veja os campeões em todas as categorias

Ao todo foram oito categorias, como a de ‘Melhor Motor’ abaixo de 2.0, conquistada pelo novo 1.5 Dragon, de três cilindros, que estreou na reestilização do Ford EcoSport.

Foram dez os critérios avaliados: motor e câmbio; desempenho e consumo; comportamento dinâmico (direção, freios, estabilidade...); inovação tecnológica; segurança; estilo; acabamento (padrão dos materiais e cuidados na montagem final); conforto e conveniência; adequação ao mercado (lançamento oportuno e inovação no segmento); e custo/benefício.

O júri foi formado por 28 jornalistas de todo o país. A Gazeta do Povo participou da votação representada pelo editor de Automóveis, Renyere Trovão.

CARRO DO ANO 2018

Preços até R$ 100 mil

1. Volkswagen Polo

Pontuação: 1.670

2. Hyundai Creta: 1.417
3. Fiat Argo: 1.396
4. Renault Kwid: 1.344
5. JAC T40: 1.092

O Polo estreou no mercado brasileiro logo depois do seu lançamento mundial na Europa. por aqui, é  oferecido com três versões de motores - 1.0 (84 cv), 1.6 (117 cv) e 1.0 turboflex (128 cv) - e duas de câmbio (manual de cinco marchas e automático de seis). 

Os preços variam de R$ 49.990 a R$ 69.190, sem considerar os opcionais. O destaque é o quadro de instrumentos 100% digital, disponível como opcional para a versão topo de linha Highline. A tela é de 10 polegadas e permite inúmeras personalizações.

Feito sobre a moderna plataforma MQB, o hatch recebeu cinco estrelas no testes de segurança do Latin NCAP

>>Os itens de série e opcionais de cada versão do novo Polo

O Polo é o embaixador da nova Volkswagen. Um carro que trouxe novos padrões de segurança, tecnologia e conectividade.

André Senador, diretor de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen do Brasil, em entrevista ao site Autoesporte.

CARRO PREMIUM DO ANO 2018

Preços entre R$ 101 mil e R$ 200 mil

1. Audi A5

Pontuação: 1.659 

2. Peugeot 3008: 1.636
3. Chevrolet Equinox: 1.558
4. Mini Countryman: 1.467

A segunda geração do sedã premium estreou no Brasil em agosto embarcada com o que há de mais moderno em tecnologia na marca. São quatro versões disponíveis equipadas com o motor 2.0 TFSI, de potências entre 190 cv e 252 cv, e câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas. Os preços partem de R$ 189.990.

>> Audi lança A5 que 'dispensa’ o motorista no congestionamento

O destaque do novo Audi A5 é o assistente semi-autônomo de engarrafamento (Traffic Jam Assist). Ele permite ao carro assumir a direção em trânsitos congestionados, possibilitando ao condutor tirar as mãos do volante e o pé dos pedais de freio e aceleração. 

O modelo vem ainda com o moderno cockpit virtualhead-up display, faróis de led adaptativos e rodas de 18 polegadas 

O Audi A5 foi lançado neste ano e já ganhou muitos prêmios. Ano passado foi o A4. Essa é a décima primeira vez consecutiva que a Audi recebe prêmios consecutivos no Carro do Ano

Roberto Braun, diretor de relações governamentais da Audi, em entrevista ao site Autoesporte.

CARRO SUPERPREMIUM DO ANO 2018

Acima de R$ 200 mil

1. BMW Serie 5

Pontuação: 1.675

2. Volvo XC60: 1.652
3. Audi Q5: 1.569
4. Mercedes-Benz Classe E: 1.367
5. Volvo XC 60: 1.343

A sétima geração do Serie 5 estreou em maio com um infinidade de recursos tecnológicos e a habitual esportividade da marca alemã. A mudança visual seguiu as linhas do irmão maior Serie 7.

O modelo é vendido em duas versões associadas ao kit M Sport: a 530i, equipada com motor 2.0 turbo, de 252 cv e 35,6 kgfm (R$ 315 mil) e a 540i, com propulsor 3.0 turbo e 45,8 kgfm, de 340 cv (R$ 400 mil), ambos associados ao câmbio automático de 8 marchas.

No pacote de modernidade estão câmeras que enxergam em 360 graus ao redor do carro, controle do multimídia por gestos, sistemas semi-autônomos de condução, entre outros.

O BMW Série 5 é um excelente exemplo de como será o futuro da indústria automotiva, com novidades em conectividade e a melhor tecnologia semiautônoma do mercado. É uma conquista de todas as áreas que trabalharam com este produto durante todo o ano.

João Veloso Jr., head de Comunicação Corporativa do BMW Group Brasil.

PICAPE DO ANO 2018

Nissan Frontier

Pontuação: 1.490 

Frontier não teve concorrência no prêmio, pois foi a única picape totalmente nova lançada nos últimos 12 meses. A 12.ª geração do modelo foi lançada no Brasil em março, mostrando um boa evolução em desempenho, tecnologia e conforto. 

>>Nova Frontier se veste para a cidade sem tirar o pé da terra; veja se vale a compra

Importada do México, ela estreou primeiro na versão topo de linha LE, de R$ 166.700. Em outubro, a gama foi ampliada com uma opção mais barata, a SE, de R$ 150.990.

Ambas equipadas com motor 2.3 biturbo, de 190 cv e 40 kgfm, acoplado ao câmbio automático de sete marchas e tração 4x4. 

É um prêmio reconhecido pela indústria brasileira. Receber esse prêmio é um orgulho não só para a Nissan Brasil, como para a Nissan mundial. 

Marco Silva, presidente da montadora para o país, em entrevista ao site Autoesporte.

MOTOR DO ANO 2018 ABAIXO DE 2.0

1. Ford 1.5 Dragon (EcoSport)

Pontuação: 645

2. Suzuki 1.4 BoosterJet (Vitara/ S-Cross): 612
3. Renault 1.0 SCE (Sandero/ Logan/ Kwid): 596

O motor 1.5 Flex Dragon, de três cilindros, é totalmente novo e estreou no reestilizado EcoSport. O propulsor rende 137 cv e 16,1 kgfm, ficando entre os dez mais potentes do mercado com litragem até 1.6.

É o primeiro 1.5 no mundo a vir com a tecnologia tricilíndrica, seguindo a tendência global conhecida como downsizing, no qual se diminui a cilindrada, porém há aumento da potência específica, refletindo no menor consumo de combustível e emissões de poluentes.

O motor é bastante silencioso e com baixo nível de vibração e atrito, indo na contramão de outros três cilindros do mercado.

O novo 1.5 Flex de três cilindros é mais um exemplo da excelência da Ford em motores e do pioneirismo do EcoSport, que foi criado no Brasil e hoje faz sucesso nos principais mercados do mundo.

Fernão Silveira, diretor de comunicações para a Ford América do Sul.

MOTOR DO ANO 2018 2.0 OU MAIOR

1. GM 2.0 Ecotec (Equinox)

Pontuação: 656

2. Audi 3.0 TDI (Q7): 638
3. Nissan 2.3 biturbo diesel: 585
4. JLR Ingenium 2.0 diesel: 574
5. Fiat Tigershark 2.4 flex (Toro): 557

Um dos trunfos do novo SUV Equinox, que chegou ao mercado brasileiro recentemente, é o empolgante motor 2.0 turbo Ecotec, de 262 cv e 37 kgfm de torque, combinado ao câmbio automático de nove marchas e tração nas quatro rodas. É o mesmo conjunto usado pela versão de entrada do Camaro nos EUA (sem a tração integral).

É o propulsor mais forte do segmento de crossover e utilitários compactos e médios, que conta ainda com o novo Peugeot 3008Jeep CompassKia SportageHyundai ix35, entre outros.

O 2.0 turbo possui um desempenho acima da média, que favorece acelerações e retomadas vigorosas no Equinox. O torque de 37 kgfm surge quase inteiro pouco antes dos 2.000 giros, fazendo o motorista esquecer que dirige um utilitário de 1,7 tonelada.

O prêmio é símbolo da indústria automobilística. Para nós, ser reconhecido pelas referências da imprensa especializada é uma grande satisfação.

Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da General Motors do Brasil, em entrevista ao site Autoesporte.
Outras premiações
MARCA DIGITAL DO ANO 2018
Volkswagen
MARCA VERDE DO ANO 2018
Toyota
EXECUTIVO DO ANO 2018
Steve St. Angelo (CEO da Toyota)
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]