A renovação da Volkswagen no mercado brasileiro já começa a apresentar os primeiros resultados. A nova geração do Polo foi escolhida como o ‘Carro do Ano 2018’ na premiação da Autoesporte. Recém-lançado no país, o hatch marca o início da ofensiva da montadora em solo nacional, puxando a fila de outros 19 lançamentos previstos até 2020.
O Polo fechou novembro entre os 20 carros mais emplacados no país e inicia dezembro colado no Fiat Argo, seu concorrente direto no segmento e outro finalista do carro do ano, ao lado de Renault Kwid, JAC T40 e Hyundai Creta.
A premiação anual da Autoesporte é a mais antiga e prestigiada da indústria automotiva. Ela considera somente lançamentos e novidades que chegaram ao mercado nos últimos 12 meses, excluindo reestilizações ou ou apenas alterações mecânica.
>>VW Polo é eleito o lançamento do ano no Prêmio Americar; veja os campeões em todas as categorias
Ao todo foram oito categorias, como a de ‘Melhor Motor’ abaixo de 2.0, conquistada pelo novo 1.5 Dragon, de três cilindros, que estreou na reestilização do Ford EcoSport.
Foram dez os critérios avaliados: motor e câmbio; desempenho e consumo; comportamento dinâmico (direção, freios, estabilidade...); inovação tecnológica; segurança; estilo; acabamento (padrão dos materiais e cuidados na montagem final); conforto e conveniência; adequação ao mercado (lançamento oportuno e inovação no segmento); e custo/benefício.
O júri foi formado por 28 jornalistas de todo o país. A Gazeta do Povo participou da votação representada pelo editor de Automóveis, Renyere Trovão.
CARRO DO ANO 2018
Preços até R$ 100 mil
1. Volkswagen Polo
Pontuação: 1.670
O Polo estreou no mercado brasileiro logo depois do seu lançamento mundial na Europa. por aqui, é oferecido com três versões de motores - 1.0 (84 cv), 1.6 (117 cv) e 1.0 turboflex (128 cv) - e duas de câmbio (manual de cinco marchas e automático de seis).
Os preços variam de R$ 49.990 a R$ 69.190, sem considerar os opcionais. O destaque é o quadro de instrumentos 100% digital, disponível como opcional para a versão topo de linha Highline. A tela é de 10 polegadas e permite inúmeras personalizações.
Feito sobre a moderna plataforma MQB, o hatch recebeu cinco estrelas no testes de segurança do Latin NCAP.
>>Os itens de série e opcionais de cada versão do novo Polo
O Polo é o embaixador da nova Volkswagen. Um carro que trouxe novos padrões de segurança, tecnologia e conectividade.
CARRO PREMIUM DO ANO 2018
Preços entre R$ 101 mil e R$ 200 mil
1. Audi A5
Pontuação: 1.659
A segunda geração do sedã premium estreou no Brasil em agosto embarcada com o que há de mais moderno em tecnologia na marca. São quatro versões disponíveis equipadas com o motor 2.0 TFSI, de potências entre 190 cv e 252 cv, e câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas. Os preços partem de R$ 189.990.
>> Audi lança A5 que 'dispensa’ o motorista no congestionamento
O destaque do novo Audi A5 é o assistente semi-autônomo de engarrafamento (Traffic Jam Assist). Ele permite ao carro assumir a direção em trânsitos congestionados, possibilitando ao condutor tirar as mãos do volante e o pé dos pedais de freio e aceleração.
O modelo vem ainda com o moderno cockpit virtual, head-up display, faróis de led adaptativos e rodas de 18 polegadas
O Audi A5 foi lançado neste ano e já ganhou muitos prêmios. Ano passado foi o A4. Essa é a décima primeira vez consecutiva que a Audi recebe prêmios consecutivos no Carro do Ano
CARRO SUPERPREMIUM DO ANO 2018
Acima de R$ 200 mil
1. BMW Serie 5
Pontuação: 1.675
A sétima geração do Serie 5 estreou em maio com um infinidade de recursos tecnológicos e a habitual esportividade da marca alemã. A mudança visual seguiu as linhas do irmão maior Serie 7.
O modelo é vendido em duas versões associadas ao kit M Sport: a 530i, equipada com motor 2.0 turbo, de 252 cv e 35,6 kgfm (R$ 315 mil) e a 540i, com propulsor 3.0 turbo e 45,8 kgfm, de 340 cv (R$ 400 mil), ambos associados ao câmbio automático de 8 marchas.
No pacote de modernidade estão câmeras que enxergam em 360 graus ao redor do carro, controle do multimídia por gestos, sistemas semi-autônomos de condução, entre outros.
O BMW Série 5 é um excelente exemplo de como será o futuro da indústria automotiva, com novidades em conectividade e a melhor tecnologia semiautônoma do mercado. É uma conquista de todas as áreas que trabalharam com este produto durante todo o ano.
João Veloso Jr., head de Comunicação Corporativa do BMW Group Brasil.
PICAPE DO ANO 2018
Nissan Frontier
A Frontier não teve concorrência no prêmio, pois foi a única picape totalmente nova lançada nos últimos 12 meses. A 12.ª geração do modelo foi lançada no Brasil em março, mostrando um boa evolução em desempenho, tecnologia e conforto.
>>Nova Frontier se veste para a cidade sem tirar o pé da terra; veja se vale a compra
Importada do México, ela estreou primeiro na versão topo de linha LE, de R$ 166.700. Em outubro, a gama foi ampliada com uma opção mais barata, a SE, de R$ 150.990.
Ambas equipadas com motor 2.3 biturbo, de 190 cv e 40 kgfm, acoplado ao câmbio automático de sete marchas e tração 4x4.
É um prêmio reconhecido pela indústria brasileira. Receber esse prêmio é um orgulho não só para a Nissan Brasil, como para a Nissan mundial.
MOTOR DO ANO 2018 ABAIXO DE 2.0
1. Ford 1.5 Dragon (EcoSport)
Pontuação: 645
O motor 1.5 Flex Dragon, de três cilindros, é totalmente novo e estreou no reestilizado EcoSport. O propulsor rende 137 cv e 16,1 kgfm, ficando entre os dez mais potentes do mercado com litragem até 1.6.
É o primeiro 1.5 no mundo a vir com a tecnologia tricilíndrica, seguindo a tendência global conhecida como downsizing, no qual se diminui a cilindrada, porém há aumento da potência específica, refletindo no menor consumo de combustível e emissões de poluentes.
O motor é bastante silencioso e com baixo nível de vibração e atrito, indo na contramão de outros três cilindros do mercado.
O novo 1.5 Flex de três cilindros é mais um exemplo da excelência da Ford em motores e do pioneirismo do EcoSport, que foi criado no Brasil e hoje faz sucesso nos principais mercados do mundo.
MOTOR DO ANO 2018 2.0 OU MAIOR
1. GM 2.0 Ecotec (Equinox)
Pontuação: 656
Um dos trunfos do novo SUV Equinox, que chegou ao mercado brasileiro recentemente, é o empolgante motor 2.0 turbo Ecotec, de 262 cv e 37 kgfm de torque, combinado ao câmbio automático de nove marchas e tração nas quatro rodas. É o mesmo conjunto usado pela versão de entrada do Camaro nos EUA (sem a tração integral).
É o propulsor mais forte do segmento de crossover e utilitários compactos e médios, que conta ainda com o novo Peugeot 3008, Jeep Compass, Kia Sportage, Hyundai ix35, entre outros.
O 2.0 turbo possui um desempenho acima da média, que favorece acelerações e retomadas vigorosas no Equinox. O torque de 37 kgfm surge quase inteiro pouco antes dos 2.000 giros, fazendo o motorista esquecer que dirige um utilitário de 1,7 tonelada.
O prêmio é símbolo da indústria automobilística. Para nós, ser reconhecido pelas referências da imprensa especializada é uma grande satisfação.
Outras premiações | |
MARCA DIGITAL DO ANO 2018 | Volkswagen |
MARCA VERDE DO ANO 2018 | Toyota |
EXECUTIVO DO ANO 2018 | Steve St. Angelo (CEO da Toyota) |
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião