Na hora de adquirir um carro, é comum o comprador avaliar apenas o design, o conforto e a potência do motor. Mas os tempos são outros e o consumidor também precisa ficar atento aos gastos com seguro e IPVA, bem como possíveis despesas com um eventual conserto após um pequeno acidente. E quem acha que fazer este último cálculo é inviável, a boa notícia é que desde o mês passado o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) está oferecendo ao público um ranking que aponta os carros com menor e maior custo de reparo.
Antes restritos apenas a montadoras e seguradoras, os resultados finais das avaliações fazem parte de uma lista denominada CAR Group (Cesvi Automotive Ranking Group), que foi estabelecida graças a dez anos de estudos e crash tests na parte traseira e dianteira (a 15 km/h) em veículos. De acordo com Sérgio Ricardo Fabiano, engenheiro e gerente técnico do Cesvi Brasil, os testes seguem normas internacionais e fornecem os "índices de reparabilidade" de cada modelo avaliado, sendo que estes números vão de 10 a 60. Um índice menor, por exemplo, indica que o carro teria um custo mais baixo para ser consertado "10" representa gastos de até R$ 1.882. Já um número mais alto representa um gasto maior "31" equivale a um custo entre R$ 5.302 e R$ 5.473.
Os resultados também acabam sendo úteis mesmo para quem nunca se envolveu num acidente, pois os dados são usados pelas seguradas na hora de calcular o valor do seguro de um determinado carro. Os veículos com menor custo de reparação pagam seguro mais barato.
* Serviço: (www.cesvibrasil.com.br).
Saiba mais
* A cesta básica de peças de reparo é formada por 16 itens: pára-choque dianteiro, porta dianteira, painel dianteiro, porta traseira, capô, lateral traseira, pára-lama dianteiro, radiador, farol, tampa traseira, lanterna dianteira, painel traseiro, grade dianteira, pára-choques traseiro, condensador de ar e lanterna traseira.
* Os resultados dos testes e cálculos do Cesvi Brasil são repassados para os fabricantes, que podem melhorar os projetos dos veículos. A Nissan alterou o cárter da picape Frontier e a GM mudou o gancho de reboque do Celta.
* No exterior, até o clássico Mustang teve algumas de suas peças redesenhadas pela Ford recentemente para tornar seus valores de reparo e seguro mais baixos. As mudanças entram em vigor a partir de 2007. A montadora trabalhou em conjunto com uma seguradora no estudo que gerou esta decisão. Um dos detalhes modificados foi a posição dos faróis, que foram afastados da grade dianteira, para que passem a ser peças distintas. A Ford também aumentou a resistência do pára-choques, com o intuito de que, na eventualidade de uma colisão, não seja necessária a substituição completa da peça.
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