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Ranking -Volume negociado de 1 a 29 de setembro |
Ranking -Volume negociado de 1 a 29 de setembro| Foto:

Discussão

Governo pode afrouxar IPI

O governo brasileiro deve criar um regime diferenciado de IPI para montadoras estrangeiras que estejam se instalando ou pretendam se instalar no país. É o que hoje acontece com a Hyundai, que constrói uma fábrica em Piracicaba (SP) para produzir um compacto, e a BMW, que pretende abrir uma unidade no Brasil.

De acordo com reportagem publicada na Folha de São Paulo, depois de autorizado pela presidente Dilma Rousseff , o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, já estaria negociando com as montadoras. Além da coreana e da alemã, representantes da chinesa JAC Motors estariam participando das reuniões.

Para se livrarem do aumento de 30 pontos percentuais no IPI dos veículos importados, as montadoras em instalação vão se comprometer a equipar no médio prazo seus veículos com 65% de componentes produzidos no Brasil. O modelo de cobrança do imposto seria escalonado e ainda estaria em análise pela Receita Federal.

  • Lançado recentemente, o New Picanto já está em falta nas concessionárias de Curitiba, que aguardam uma definição da Kia do Brasil sobre os novos preços

Preocupados com a provável majoração nos preços em decorrência do aumento do IPI (Im­­posto sobre Produtos Industria­lizados) para veículos importados, os clientes da Kia estão indo às compras e "limpando" os estoques das lojas que ainda contam com algumas unidades faturadas antes do anúncio do governo, feito no último dia 15. Re­­sultado: as vendas da marca sul-coreana explodiram e fizeram ela saltar da 11.ª para a 7.ª posição em setembro no ranking nacional de vendas, deixando para trás de uma só vez Peugeot, Honda, Citroën e Hyun­­dai e fi­­­cando apenas 77 unidades atrás da Toyota, segundo dados apurados até quinta-feira passada.

A Kia vendeu em todo país 8.270 carros de 1.º a 29 de setembro, 43,7% a mais do que o mesmo período do mês passado – melhor desempenho entre as marcas com maior participação no mercado nacional (confira tabela na página). A média diária de vendas da importadora ficou próxima a 400 unidades, bem acima do mês anterior, com 289 carros. A Hyundai, que era a sexta colocada em agosto, teve uma queda de 4,9% no volume negociado nesse período, caindo para a oitava posição o ranking.

Curitiba

Para Deivison Ferreira, gerente geral da Unika, concessionária Kia em Curitiba, a marca hoje tem uma boa imagem junto ao mercado, "oferecendo produtos com design moderno e de qualidade". Fatores esses que, se­­gundo ele, aliados às incertezas sobre o reflexo nos preços da nova tributação, levaram o consumidor a optar pela Kia e antecipar a compra. "A procura nas últimas semanas nas duas lojas da Unika cresceu cerca de 30% (em relação à primeira quinzena de setembro)", revela Fer­reira. Mesmo aumento verificado também na Ponto K, outra autorizada da marca na capital. As lojas negociaram as últimas unidades do Cerato, Sportage e New Pican­to. "O nosso estoque já estava reduzido. Se tivéssemos cem Picantos, venderíamos tudo", salienta Neusa Luiza Vaskeziecz, gerente de Novos da Ponta K.

Por isso, quem quiser levar um Kia para casa ainda com o IPI antigo deve se apressar. Sobra­ram apenas algumas unidades do Soul, Sorento, Cadenza, Car­nival e Mohave. Para os modelos que estão em falta, o tempo de espera para sair da loja com o carro já é superior a 30 dias.

Para o cliente que procura a concessionária, Ferreira diz que ainda aguar­­­­da um posicionamento da importadora sobre os novos preços que serão repassados por con­­­­ta do IPI reajustado. Ele diz que torce para que as importadoras cheguem a um acordo com governo e a majoração seja feita de forma gradativa. Ações foram impetradas no Supremo Tribu­nal Federal por algumas marcas para tentar prorrogar para 90 dias a entrada da lei que já está em vigor.

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