Os despachantes informam que regularizam a instalação do turbocompressor em automóveis. Porém, o 0800 do Detran não confirma ou nega que este processo serve para utilizar o carro em vias públicas. Qual é a posição do Detran?
Sérgio David Kovalski, 24 anos, auxiliar administrativo.
O Detran-PR esclarece que para instalação do turbo compressor é necessária autorização prévia do órgão. O proprietário tem que trazer o veículo ao Detran/PR, para uma vistoria. Com a autorização em mãos, o proprietário pode instalar o equipamento e regularizar a situação junto ao Detran-PR. O órgão irá alterar no Certificado de Registro do Veículo (CRV) a potência do motor e incluirá no campo de observação do documento do veículo a expressão "turbo compressor". Para a regularização, o proprietário tem que trazer o veículo para nova vistoria no Detran-PR e apresentar as notas fiscais da compra e instalação do equipamento, além do Certificado de Segurança Veicular, que é emitido pelas entidades credenciadas pelo Inmetro.
Cícero Pereira da Silva - Coordenador de Veículos do Detran-PR.
Os motores devem ser amaciados quando estão novos?
Carlos Navero, 27 anos, designer.
Cada componente é projetado e fabricado com dimensões dentro de uma faixa de valores ou dentro de uma tolerância dimensional de forma que uma peça pode apresentar pequenas variações nas suas dimensões (algo como 0,05%) em relação a outra igual. Dessa forma, cada par de componentes em movimento no motor caixa de câmbio, eixos, etc necessita de amaciamento (acomodação ou "acasalamento"). Ou seja, um período de operação inicial onde ocorrerá um desgaste preliminar para que as dimensões das peças do conjunto se ajustem uma à outra. Nestas primeiras horas de funcionamento 20 a 40 horas ou o equivalente a 1.500 km de percurso o atrito interno do motor é maior. Neste período deve se evitar acelerações excessivas, não trafegando acima de 70% da velocidade máxima. Ou seja, deve-se operar em rotações moderadas. Ainda, deve-se evitar grandes cargas como o uso de reboque ou trafegar com lotação máxima em velocidades elevadas.
Carlo Giuseppe Filippin é professor de Engenharia Mecânica da UFPR e de Sistemas Mecânicos Automotivos da Universidade Tuiuti.
* Entre em contato
Tem alguma dúvida sobre mecânica ou legislação de trânsito? Precisa de alguma orientação? Escreva para o "Espaço do Leitor" do Caderno Automóveis Indicadores da Gazeta do Povo: Rua Pedro Ivo, 459, Centro, CEP. 80.010-020, Curitiba, Paraná. Ou pelo e-mail: (automobilismo@gazetadopovo.com.br).
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião