Os despachantes informam que regularizam a instalação do turbocompressor em automóveis. Porém, o 0800 do Detran não confirma ou nega que este processo serve para utilizar o carro em vias públicas. Qual é a posição do Detran?

CARREGANDO :)

Sérgio David Kovalski, 24 anos, auxiliar administrativo.

O Detran-PR esclarece que para instalação do turbo compressor é necessária autorização prévia do órgão. O proprietário tem que trazer o veículo ao Detran/PR, para uma vistoria. Com a autorização em mãos, o proprietário pode instalar o equipamento e regularizar a situação junto ao Detran-PR. O órgão irá alterar no Certificado de Registro do Veículo (CRV) a potência do motor e incluirá no campo de observação do documento do veículo a expressão "turbo compressor". Para a regularização, o proprietário tem que trazer o veículo para nova vistoria no Detran-PR e apresentar as notas fiscais da compra e instalação do equipamento, além do Certificado de Segurança Veicular, que é emitido pelas entidades credenciadas pelo Inmetro.

Publicidade

Cícero Pereira da Silva - Coordenador de Veículos do Detran-PR.

Os motores devem ser amaciados quando estão novos?

Carlos Navero, 27 anos, designer.

Cada componente é projetado e fabricado com dimensões dentro de uma faixa de valores ou dentro de uma tolerância dimensional de forma que uma peça pode apresentar pequenas variações nas suas dimensões (algo como 0,05%) em relação a outra igual. Dessa forma, cada par de componentes em movimento no motor – caixa de câmbio, eixos, etc – necessita de amaciamento (acomodação ou "acasalamento"). Ou seja, um período de operação inicial onde ocorrerá um desgaste preliminar para que as dimensões das peças do conjunto se ajustem uma à outra. Nestas primeiras horas de funcionamento – 20 a 40 horas ou o equivalente a 1.500 km de percurso – o atrito interno do motor é maior. Neste período deve se evitar acelerações excessivas, não trafegando acima de 70% da velocidade máxima. Ou seja, deve-se operar em rotações moderadas. Ainda, deve-se evitar grandes cargas como o uso de reboque ou trafegar com lotação máxima em velocidades elevadas.

Carlo Giuseppe Filippin é professor de Engenharia Mecânica da UFPR e de Sistemas Mecânicos Automotivos da Universidade Tuiuti.

Publicidade

* Entre em contato

Tem alguma dúvida sobre mecânica ou legislação de trânsito? Precisa de alguma orientação? Escreva para o "Espaço do Leitor" do Caderno Automóveis Indicadores da Gazeta do Povo: Rua Pedro Ivo, 459, Centro, CEP. 80.010-020, Curitiba, Paraná. Ou pelo e-mail: (automobilismo@gazetadopovo.com.br).