Um dos destaques do Salão do Automóvel de São Paulo 2016, que terminou no último domingo (20), foi o Gol GT Concept, um exercício de design feito pela Volkswagen em homenagem ao Gol GT 1.8 da década de 1980.
A releitura ficou tão interessante que o modelo dominou as atenções no estande da marca e o que era para ser apenas um carro exibição ganho status de versão que marcará a despedida da atual geração do hatch.
A informação foi divulgada na revista Auto Fácil desta semana. Segundo a publicação, o CEO da Volkswagen do Brasil, David Powels, autorizou a produção do Gol GT como uma série especial limitada a 500 unidades.
O carro com ares esportivos chegaria ao mercado no fim de 2017, marcando a transição para a geração 7 do Gol, que estreia em 2018 baseada no Polo europeu e utilizando a plataforma modular MQB, hoje presente no Golf 7 e Audi A3 Sedan.
Ainda não se sabe qual motorização estará debaixo do capô. É provável que seja a 1.6, de 104 cv e 15,6 kgfm de torque, da atual linha. Mas pelo estilo do carro e a fato de ser uma versão limitada, talvez a marca opte pela 1.6, de 120 cv e 16,8 kgfm, que equipa as versões mais caras do Fox.
Agora, os futuros proprietários ficariam bem mais felizes se ele fosse impulsionado pelo 1.0 TSI, de 125 cv e 20,4 kgfm, ou então o 1.4 TSI, de 150 cv e 25,5 kgfm, ambos vindos do Golf . Neste caso é sonhar um pouco demais, pois exigiria da Volks uma homologação do novo conjunto para o hatch, o que seria incoerente em se tratando de um modelo em final de geração.
Visualmente, a série especial traria praticamente a mesma roupagem que arrebatou o público no salão paulista, é claro, sem os exageros típicos de um conceito.
A carroceria de duas portas é pintada num inédito cinza metálico combinado com detalhes em tom vermelho por todos os lados. Já o teto e a coluna B do exibem a cor preta brilhante.
Na dianteira, a grade é do tipo ‘colmeia’ e o para-choques tem entradas de ar enormes e incorpora a luz diurna em led nas extremidades.
Os faróis de dupla parábola são do tipo full led, algo improvável na versão de série devido ao alto custo. As rodas de liga leve aro 18 tem acabamento diamantado.
Visto de trás, o Gol GT Concept se destaca pela grossa faixa na cor preta que liga as lanternas escurecidas. O aerofólio duplo é combinado com a terceira luz de freio que percorre todo o topo do vidro traseiro - este exibe um adesivo com o logotipo ‘GT’, uma interpretação moderna do logo original de 1984.
Por dentro, a inspiração no design veio do Golf GTI, que também emprestou o volante de base reta e o com o emblema gravado. Pedais e câmbio têm capa de alumínio, já os bancos esportivos são do tipo em concha e também trazem gravada a inscrição ‘GT’.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Chefe do Dnit responsável pela ponte que caiu no TO já foi preso por corrupção
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast