• Carregando...
Diversos tipos e versões raras situam o visitante em uma linha do tempo que vai de 1945 a 2003 | Roberto Massignan Filho/Gazeta do Povo
Diversos tipos e versões raras situam o visitante em uma linha do tempo que vai de 1945 a 2003| Foto: Roberto Massignan Filho/Gazeta do Povo

A cidade do automóvel, onde está localizada a primeira fábrica da Volkswagen e também o seu museu, é um lugar que merece ser visitado principalmente por quem aprecia carros antigos e curiosidades.

Confira algumas fotos do Museu da Volkswagen

Ao lado da fábrica da Volks, que conta com nada menos do que 1.600 robôs, há um verdadeiro parque de diversões, com amplos espaços e atrações dedicados ao automóvel. Há também dois enormes prédios de vidro, um que abriga uma coleção re­­pleta de obras primas como Bu­­gat­­ti T57 Atlantic, Lloyd LT 500 e Jaguar E-Type, e outro com cerca de 400 modelos zero quilômetro da Volkswagen prontos para serem entregues para seus novos proprietários. Todos com horários marcados para a entrega técnica e com direito a fotografias, brindes e champagne, já que é co­­mum na Europa o comprador le­­var seus familiares para retirar o carro.

Uma outra grande atração, também próxima à fábrica, está instalada em um galpão que abriga um dos mais ricos e completos acervos da marca alemã. Es­­tamos nos referindo ao AutoMu­seum Volks­wagen. Criado em 1985 e reformado em 2001 e em 2007, o museu possui 130 modelos espalhados em 5 mil metros quadrados que reproduzem não só a história da indústria auto­­mo­­tiva, mas a forma como os ale­­mães enxergavam a mobilidade humana durante e no pós-guerra.

No local, a viagem começa pelo Fusca, cuja produção em série teve início em dezembro de 1945. Sinônimo de carro do po­­vo, o Fusca está intimimamente ligado à história da Alemanha. Diversos tipos e versões raras situam o visitante em uma linha do tempo que vai de 1945 a 2003, período em que foram produzidas 21 milhões de unidades do popular. Dividindo as atenções com o modelo mais produzido no no mundo, o de 1972, e o que foi de­­senvolvido em homenagem aos 50 anos do carrinho, está um exemplar brasileiro de 1986, equi­­pado com um motor de 54 cv de potência. A trajetória do Fus­­ca, do Golf, dos veículos refrigerados a ar, da Kombi e dos protótipos dos anos 80 e 90 pode ser conhecida nos outros pavilhões.

Serviço:

Veja o site do museu no endereço (www.volkswagen-automuseum.de)

O jornalista viajou a convite da Anfavea.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]