O Renault Arkana finalmente fez sua estreia mundial. A versão final do SUV-cupê foi apresentada na Rússia praticamente com o mesmo visual do conceito exibido no Salão de Moscou no ano passado. O interior foi, enfim, revelado e mostra um acabamento sofisticado, que o coloca num degrau acima do Captur.
Desenvolvido para os mercados emergentes, o inédito modelo também será vendido no Brasil, provavelmente, com produção local - a expectativa é que seja lançado por aqui até 2021.
Ele é construído a partir de uma versão atualizada da plataforma compacta B0, a mesma do Captur, Duster e Sandero, rebatizada de B0+. Ambas possibilitam ao SUV-cupê ser feito na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR).
O Arkana teria um papel importante na meta da marca francesa de chegar a 10% de fatia no mercado brasileiro daqui a três anos - atualmente está em 8,8%.
No ano passado, a montadora francesa registrou no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) as patentes de diversos componentes do modelo.
A ideia da montadora é tonar o Arkana o primeiro SUV-cupê acessível do mercado. No momento, o estilo com teto de caimento acentuado na terceira coluna aparece apenas em marcas premium, como Audi, BMW e Mercedes-Benz.
Ele chega às lojas russas em junho, mas a pré-venda da versão limitada Edition One foi aberta nesta quinta-feira (23). O preço por lá equivale ao dos nossos SUVs compactos: 1.1419.990 rúpias (cerca de R$ 89 mil), que pula para 1.499.990 rúpias (R$ 94 mil) na configuração com tração 4x4.
A edição de lançamento, baseada na versão topo de linha, vem de série com faróis full led, rodas de liga aro 17, central multimídia com tela de 8" e conexões Android Auto e Apple Carplay, bancos em couro, acabamento cromado na carroceria e sistema de som Bose. Serão apenas 100 unidades oferecidas nesta pré-venda.
>> Novo Sandero tem data de estreia e virá com novo câmbio e versões do Kwid
Anti-Compass e preços além do R$ 110 mil
O Arkana é “uma fusão da elegância de um sedã com a robustez de um SUV”, classificou a Renault.
Visualmente ele segue a atual identidade de design da marca, com assinatura em led dos faróis invadindo o para-choque em formato de 'C', além das barrinhas horizontais na grade e na entrada de ar inferior. Na traseira, uma linha em led atravessa o porta-malas, ligando as lanternas.
O porte elevado e linhas angulosas fazem lembrar modelos premium como BMW X6 e Mercedes-Benz GLE Coupé. Mas ele é um pouco maior que o Duster e o Captur.
>> Vida curta: 10 carros que deram adeus cedo demais ao mercado
O Arkana possui dimensões maiores que as do Captur. São 4,54 m de comprimento e 2,72 cm de entre-eixos - 22 cm e 5 cm, respectivamente, a mais que o irmão menor. O vão livre em relação ao solo é de 20,5 cm.
Pelo tamanho, virá para brigar com Jeep Compass, porém deve encarar também VW Tiguan, Peugeot 3008, Kia Sportage e Hyundai New Tucson. Ou seja, chegará com preços entre R$ 110 mil e R$ 140 mil.
Por dentro, o SUV-cupê o foge da padrão de acabamento e de design vistos nos carros da Renault vendidos no Brasil. O modelo traz até uma iluminação ambiente com 8 opções de cor.
O porta-malas pode levar 508 litros de bagagem, aumentando para 1.333 litros com os assentos traseiros rebatidos. Destaque para a chave presencial estilo cartão, que permite abrir e fechar o carro por aproximação ou afastamento, mantendo a chave no bolso.
Também é possível acionar o motor a uma distância de até 200 metros do veículo, ligando também o ar-condicionado.
>> Fiat faz maior investimento da história no Brasil por motores turbo e 15 lançamentos
Debaixo do capô, o Arkana estreará o motor 1.3 TCe turbo, de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, feito em parceria com a Mercedes-Benz e já usado no novo Classe A na Europa. O câmbio é o já conhecido CVT X-Tronic. O conjunto garante um consumo de 14,2 km/l de gasolina, segundo a Renault.
Na Rússia, haverá ainda uma outra opção, a 1.6 a gasolina, de 114 cv, associada à transmissão manual de 5 marchas.
A divisão brasileira da Renault já adiantou que a vinda do Arkana está em estudo e que seu lançamento dependeria de uma série de fatores, entre eles a definição do Rota 2030 que seria o gatilho para o anúncio ainda neste ano de um novo ciclo de investimentos no país.
Novos Sandero e Duster
Antes da chegada do Arkana ao Brasil, a Renault terá outros importantes lançamentos. Neste ano as reestilizações de Sandero e do Logan e para 2020 é esperado a do Duster.
SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião