Convencionou-se falar no setor automotivo que o mercado é puxado pelo clube das quatro grandes montadoras, enquanto as demais vão na esteira. Ele é formado pela líder em vendas Chevrolet, seguida de Volkswagen e Fiat, enquanto Ford e Hyundai se alternavam como a quarta força do grupo.
Os números de abril, porém, fizeram a Renault figurar do top 4 de emplacamentos. A marca francesa, com sede brasileira em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, somou 20.818 automóveis e comerciais leves negociados, deixando a Ford no quinto posto, com 19.982 veículos, e a Hyundai no sexto, com 18.175.
O bom desempenho da Renault, com quase 10% de participação no mercado, foi impulsionado pelo volume de vendas do Kwid e do Sandero no mês passado - ambos apareceram no ranking dos 10 carros mais negociados no Brasil. O subcompacto foi o quinto, com 6.616, e o hatch compacto o oitavo, com 5.814.
>> Mais vendidos: Kwid confirma sucesso, Sandero ressurge e Virtus já é o 2.º
Esta é a terceira vez nos últimos anos que o time das ‘quatro grandes’ não conta com a Ford. Em 2015, por exemplo, a sul-coreana Hyundai superou a fabricante norte-americana, terminando o ano na quarta posição.
A própria Renault já sentiu o gostinho de figurar neste grupo. Foi em setembro de 2017, quando o Kwid, recém-lançado, apareceu como o segundo carro mais vendido no Brasil, atrás apenas do Chevrolet Onix, e à frente de Ford Ka e Hyundai HB20.
>> HR-V perde fôlego e SUVs compactos têm novo líder de vendas; veja top 10
No pódio dos três primeiros, as posições foram mantidas em abril. A Chevrolet segue em primeira com 33.380 veículos licenciados, a Volks em segundo, 30.329, e a Fiat no terceiro lugar, 28.201.
Confira o ranking por marca no mês abril, conforme os dados da Fenabrave, associação que reúne as concessionárias do país:
>> Vendas em baixa! Os carros mais injustiçados no Brasil
Marca | Unidades (em abril) | Participação (%) |
1.º Chevrolet | 33.832 | 16,1 |
2 Volkswagen | 30.332 | 14,4 |
3 Fiat | 28.207 | 13,4 |
4 Renault | 20.220 | 9,6 |
5 Ford | 19.984 | 9,5 |
6 Hyundai | 18.175 | 8,7 |
7 Toyota | 17.903 | 8,5 |
8 Honda | 11.296 | 5,4 |
9 Jeep | 9.081 | 4,3 |
10 Nissan | 7.775 | 3,7 |
11 Peugeot | 2.138 | 1,0 |
12 Mitsubishi | 1.934 | 0,9 |
13 Citroën | 1.637 | 0,8 |
14 Mercedes-Benz | 1.153 | 0,6 |
15 Kia | 1.099 | 0,5 |
16 BMW | 1.001 | 0,5 |
17 Land Rover | 773 | 0,4 |
18 Audi | 666 | 0,3 |
19 Volvo | 536 | 0,3 |
20 Suzuki | 372 | 0,2 |
21 JAC Motors | 370 | 0,2 |
22 Chery | 342 | 0,2 |
23 Lifan | 240 | 0,1 |
24 Iveco | 210 | 0,1 |
25 Troler | 132 | 0,1 |
26 Porsche | 122 | 0,1 |
27 Mini | 107 | 0,1 |
28 Jaguar | 91 | - |
29 Lexus | 85 | - |
30 Subaru | 63 | - |
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião