O segmento de maior sucesso atualmente no mercado brasileiro ganha mais um representante de peso. A Renault lança o SUV Captur, que promete acirrar ainda mais a briga no topo das vendas, hoje dominado por Honda HR-V e Jeep Renegade.
A disputa ainda tem Nissan Kicks e os recém-lançados Hyundai Creta e Chevrolet Tracker, além de Ford EcoSport, que em breve estreia sua reestilização no Brasil, e do próprio Renault Duster, entre outros (compare os preços da concorrência).
Fabricado no Complexo Ayrton Senna, na Grande Curitiba, o modelo já pode ser adquirido nas motorizações 1.6 e 2.0 e com preços de R$ 78.900 e R$ 88.490, respectivamente – os opcionais fazem ele alcançar R$ 91.390. Já há unidades para test drive nas concessionárias e a entrega começa até o fim de fevereiro.
O Duster, por sua vez, começa bem abaixo, em R$ 69.620 (Expression 1.6, câmbio manual). Mas o topo de linha Dynamique está na faixa do irmão maior e é vendido por R$ 86.620 quando equipado com motor 2.0 e tração 4x4.
A plataforma do Captur brasileiro é a mesma do Duster (também Sandero e Logan). Diferentemente da Europa, onde utiliza a base do Clio de 4.ª geração, mais refinada, porém menor no tamanho. A aparência da versão europeia é mais simples (veja as diferenças).
Por lá, o modelo tem 4,12 metros de comprimento, enquanto que por aqui são 4,33 m. Já o entre-eixos é de 2,67 m, superior ao do HRV e Kicks (2,61 m), Creta (2,59 m) e Renegade (2,57 m), por exemplo.
O porta-malas do Captur comporta 437 litros, idêntico ao do HR-V (437 l) e superior a Kicks (432 l), Creta (431 l) e Renegade (260 l).
Visual moderno e elegante
As linhas do Captur seguem a nova identidade visual da Renault e são assinadas pelo Technocentre da Renault, na França, em parceria com o Renault Design América Latina (RDAL), localizado em São Paulo.
Sua aparência é elegante e moderna, com a dianteira exibindo luzes diurnas em led e no formato de ‘C’ ao redor dos faróis de neblina. Isso deixa a grade inferior mais alongada.
O capô traz dois vincos bem marcados. Na lateral, há um grafismo cromado na parte inferior das portas, acompanhando a linha de cintura elevada. As rodas são de aro 17, disponíveis com dois desenhos.
A traseira vem com lanternas em led, ponteira do escapamento cromada e um friso cromado abaixo do porta-malas que percorre quase toda a extensão do para-choque, dando a impressão de que o carro é bem mais largo.
LEIA TAMBÉM: Seu carro está precisando de um trato? Shoppings em Curitiba podem ajudar
Mostradores com fácil leitura
No interior, o quadro de instrumentos com desenho moderno oferece fácil leitura e associa um velocímetro digital e displays em formato de meia-lua de cada lado.
O computador de bordo digital é visualizado logo acima do conjunto. O interior ainda pode receber o acabamento em dois tons, dependendo da versão.
Por fora, são 13 combinações de cores disponíveis, incluindo nove combinações em bitonalidade. O teto do Captur pode ser preto ou marfim. A carroceria pode ser preta, branca, marrom, laranja, marfim, vermelha, prata ou cinza.
LEIA TAMBÉM: Quando vale a pena manter um carro?
Multimídia em todas as versões
O Captur vem equipado com o MediaNav em todas as versões. Com tela de 7”, a central multimídia oferece GPS integrado, Bluetooth, câmera de ré, eco-scoring e eco-coaching - estes avaliam a aceleração, a antecipação e trocas de marcha para ajudar o motorista a economizar combustível.
Como o multimídia é integrado por um comando satélite, o motorista pode acessar tudo sem tirar as mãos do volante.
O carro também traz chave cartão que possibilita a ignição simplesmente com a presença do dispositivo no interior do veículo. Já a abertura e o travamento das portas e do porta-malas acontecem por aproximação ou afastamento, sem necessidade de tocar no cartão.
Os retrovisores laterais são rebatíveis eletricamente e o modelo oferece apoio de braço para o condutor (na versão Intense), ar-condicionado automático, velocímetro digital e vidros elétricos nas quatro portas.
Segurança de série
Toda a gama do Captur traz de série o controle eletrônico de estabilidade (ESP), sistema que garante maior segurança nas curvas ao corrigir movimentos que podem fazer o veículo sair da trajetória normal.
E o controle eletrônico de tração (ASR), que proporciona maior aderência em diferentes tipos de superfícies. Há ainda quatro airbags (dois frontais e dois laterais) e o sistema de fixação Isofix para duas cadeirinhas infantis no banco traseiro.
Há ainda a assistência de partida em rampas (HSA), sistema que freia o carro por até 2 segundos, auxiliando a arrancada.
Outra novidade são as luzes de conversão, acionadas automaticamente ao girar o volante e que permitem melhor visibilidade em áreas de menor luminosidade.
Motores mais econômicos
O Captur pode ser equipado com o novo motor 1.6 16V SCe, lançado na linha Renault no fim de 2016 com foco em economia. Rende 118/ 120 cv e produz 16,2 kgfm de torque (gasolina/ etanol).
Ou ainda com o 2.0 16V, que ganhou evoluções na metade do ano passado para consumir menos combustível. Ele gera 143/ 148 cv e 20,2 / 20,9 kgfm (gasolina/ etanol).
O propulsor mais fraco pode ser administrado pela transmissão manual de cinco velocidades. Já o mais forte, traz câmbio automático de quatro velocidade, o mesmo usado pelo Duster. A versão com 1.6 combinado ao câmbio automático CVT chega em maio (por enquanto sem preço definido).
A Renault lançará ainda neste ano o SUV médio Koleos, que virá importado da Coréia do Sul, e o Kwid, um subcompacto com roupagem aventureira que lembra a de um mini SUV.
Captur com tecnologia de Fórmula 1
O Captur é equipado com o sistema Energy Smart Management (ESM) de regeneração de energia, solução da Fórmula 1 que ganha as ruas nos carros da Renault.
Durante a desaceleração do carro, quando o motorista retira o pé do acelerador, o motor continua girando sem consumir combustível. Nesse momento, o alternador automaticamente passa a recuperar energia e enviá-la para a bateria, que aumenta sua carga sem impactar no consumo.
Durante a aceleração, o alternador não precisa ‘roubar’ energia do propulsor para enviar à bateria, já que houve a carga na desaceleração.
O que ele traz
Captur Zen 1.6 SCe manual
R$ 78.900
Direção eletro-hidráulica; airbags laterais; controles de estabilidade (ESP) e de tração (ASR); assistente de partida em rampas (HSA); Isofix; volante com regulagem da altura; ar-condicionado; rodas de liga leve aro 17; vidros elétricos; alarme; chave cartão hands free; comando de áudio e celular na coluna de direção (comando satélite); luzes diurnas em led; retrovisores rebatíveis e piloto automático.
Opcionais: Kit Media Nav e câmera de ré (R$ 1.990), pintura com bitonalidade (R$ 1.400).
Captur Intense 2.0 automático
R$ 88.490
Adiciona rodas aro 17 diamantadas; apoio de braço; Media Nav; câmera de ré; ar-condicionado automático; sensor de chuva; farol de neblina com função cornering light (quando o carro faz uma curva aciona uma luz adicional do lado correspondente à curva); e sensor crepuscular.
Opcionais: bancos de couro (R$ 1.500) e pintura com bitonalidade (R$ 1.400).
Concorrência
Veja os principais adversários do Captur, que vem nas opções 1.6 (120 cv) e 2.0 (148 cv), com preço a partir de R$ 78.900
Modelo | Motores | Preço* |
Honda HR-V | 1.8 (140 cv) | R$ 79.900 |
Jeep Renegade | 1.8 (139 cv) e 2.0 diesel (177 cv) | R$ 72.390 |
Hyundai Creta | 1.6 (130 cv) e 2.0 (166 cv) | R$ 72.990 |
Nissan Kicks | 1.6 (114 cv) | R$ 84.900 |
Ford EcoSport | 1.6 (131 cv) e 2.0 (147 cv) | R$ 68.690 |
Renault Duster | 1.6 (120 cv) e 2.0 (148 cv) | R$ 69.200 |
Peugeot 2008 | 1.6 (122 cv) e 1.6 turbo (173 cv) | R$ 72.990 |
Chevrolet Tracker | 1.4 (153 cv) | R$ 79.990 |
JAC T6 | 2.0 (160 cv) | R$ 77.990 |
Lifan X60 | 1.8 (128 cv) | R$ 62.990 |
*a partir de |
CAPTUR BRASILEIRO x CAPTUR EUROPEU
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast