• Carregando...
O novo presidente da Renault do Brasil, Fabrice Camdovile, aproveita o clima do Rock in Rio, que terminou neste domingo (27), para anunciar que agora a atração é a “Oroch in Rio”. A capital fluminense foi escolhida para a apresentação oficial do carro em solo brasileiro | Luiz Costa/La Imagem/ Renault
O novo presidente da Renault do Brasil, Fabrice Camdovile, aproveita o clima do Rock in Rio, que terminou neste domingo (27), para anunciar que agora a atração é a “Oroch in Rio”. A capital fluminense foi escolhida para a apresentação oficial do carro em solo brasileiro| Foto: Luiz Costa/La Imagem/ Renault

A partir desta segunda-feira (28), o mercado de picapes no Brasil começa a escrever um novo capítulo. A Renault lança oficialmente a Duster Oroch, que estará nas lojas a partir da próxima semana para test drive. A pré-venda começa em 10 de outubro e as vendas oficiais só em novembro, com preços que partem de R$ 62.290 na versão Expression 1.6 e vão a R$ 70.790 na Dynamique 2.0. Há ainda a configuração intermediária Dynamique 1.6, por R$ 66.790.

SLIDESHOW: Conheça a Duster Oroch

VÍDEO: Confira a picape em movimento

Feita em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, o modelo chega com status de quem inaugura um novo segmento no mercado, o de picape compacta-média. Ele ficará posicionado entre as pequenas Fiat Strada e Volkswagen Saveiro, e as médias, como Chevrolet S10 e Toyota Hilux.

Pedro Bicudo/Renault

A fórmula do Oroch é aliar o conforto de um carro de passeio com a versatilidade e a robustez de um utilitário. Receita que a marca francesa confia ser o principal chamariz para o futuro sucesso do carro.

Além do nome, retirado de uma tribo russa de apenas 500 habitantes, que vive na divisa com a Ucrânia, a novidade também adota a plataforma do Duster, porém com algumas adaptações para adequar à proposta do veículo.

Para começar, ela é oferecida apenas com cabine dupla e tem 30 cm a mais no comprimento (4,70 m). No entre-eixos, são 15 cm (2,81 m) de ganho em relação ao suvinho. Números que garantem um bom espaço interno para levar até cinco pessoas sem apertos. Comparada às concorrentes, a Fiat Strada tem 2,75 m de entre-eixos e a S10, 3,09 m, o que mostra que a Oroch ficará num meio-termo.

Extensor de caçamba aumentar o comprimento do compartimento de 1,35 m para 2 m.Rodolfo Buhrer / La Imagem/Renault

A capacidade de carga é generosa. A caçamba de 1,35 m de comprimento por 1,17 m de largura e recebe até 683 litros de bagagem. Se precisar de mais espaço, há um extensor de caçamba que será vendido como acessório e poderá aumentar seu comprimento para 2 m, além de oferecer 306 litros a mais no volume de carga. A marca afirma que tal ajuste possibilita, por exemplo, carregar uma moto no compartimento. O modelo pode transportar 650 kg, incluindo os ocupantes - contra 580 kg da Strada e 944 kg na S10.

Motorização

O modelo usará os mesmos motores da linha Duster: 1.6 flex, de 110/ 115 cv (gasolina/etanol) e 15,1/ 15,9 kgfm de torque (g/e), e 2.0 16V flex, de 143/ 148 cv e 20,2/ 20,9 kgfm (g/e). Por enquanto, a opção de câmbio é apenas manual, de cinco velocidades para o bloco mais fraco, e de seis para o mais potente. Futuramente, será adicionada a transmissão automática, mas a Renault não adiantou a data.

Oroch em movimento

Novidade da Renault inaugura segmento de picapes compacta-médias no Brasil, a partir de R$ 62.290.

+ VÍDEOS

A suspensão traseira é independente multilink, derivada também do Duster 4x4, que propicia maior conforto, menor nível de ruído e estabilidade em diferentes pisos. Já a suspensão dianteira independente é do tipo MacPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora.

De série, a picape vem com direção hidráulica, vidros e travas elétricas, ar-condicionado, rodas de liga leve aro 16, alerta sonoro de luz acesa, protetor de caçamba, sistema de som com AUX/USB/bluetooth e comandos no volante, barras de teto e santantônio. Retrovisores elétricos e faróis de neblina são opcionais, ao custo de R$ 700.

No acabamento Dynamique, o modelo agrega central multimídia Media NavEvolution 2.0, com tela de 7 polegadas e GPS, faróis de neblina, piloto automático, sensor de estacionamento, volante com acabamento em couro e computador de bordo. Bancos em couro são opcionais e saem por R$ 1.700.

Visual

Rodolfo Buhrer/Renault

Vista de frente, o Oroch é semelhante ao SUV. A grade dianteira é formada por uma faixa horizontal dupla em preto brilhante e com o logotipo da marca em destaque ao centro, que cobre a grade padrão colmeia.

O farol é todo seccionado, adotando filetes em prata nas bordas. O para-choque também ganhou enorme aplique na cor prata, com tomada de ar centralizada.

O carro exibe um estilo próprio a partir da coluna C. A caçamba traz barras de apoio, conectadas ao teto por peças que formam o santantônio e o rack. As lanternas possuem novo desenho, distinto do Duster. Por dentro, tudo é igual entre os irmãos de plataforma.

Concorrência

A Fiat prepara também o lançamento de sua picape, já em produção na planta de Goiana (PE) e que estreará em fevereiro de 2016.

Batizada de Toro, não deverá ser um concorrente direto do Oroch. Pelo porte maior brigará no andar de cima com as versões de entrada dos modelos médios, e também ‘roubará’ clientes de sedãs e hatches médios.

Da mesma plataforma do Jeep Renegade, o Toro compartilhará os motores 1.8 E.torq, de 132 cv, e 2.0 Multijet turbodiesel, de 170 cv. É provável que a configuração de entrada do Toro seja a única a incomodar o Oroch, que, por sua vez, duelará com a Strada cabine dupla e S10 na versão de entrada.

O que ela traz?

Confira as versões, itens e preços da Renault Duster Oroch:

Expression 1.6 16V Flex

R$ 62.290

Motor 1.6 de 110/115 cv, com câmbio manual de cinco marchas.
De série: Direção hidráulica, airbag duplo e freios com ABS obrigatórios, travas elétricas, volante com regulagem da altura, ar-condicionado, rodas de liga leve aro 16 na cor ‘Alumínio’, alerta sonoro de luzes acesas, sistema de som com CD/MP3/USB/Bluetooth, vidros elétricos, alarme perimétrico, chave com comando de travamento a distância, comando satélite de áudio e celular na coluna de direção, assento do condutor com regulagem de altura, desembaçador do vidro traseiro, travamento automático das portas (a 6 km/h), barras no teto, santantônio e protetor de caçamba.

Opcionais: retrovisores externos com regulagem elétrica e faróis de neblina a R$ 700.

Dynamique 1.6 16V Flex

R$ 66.790

De série: adiciona sistema Media NAV Evolution com tela de 7 polegadas sensível ao toque, faróis de neblina, rodas aro 16 na cor ‘Cinza Escuro’, piloto automático/limitador de velocidade, retrovisores elétricos, sensor de estacionamento, volante com acabamento em couro, computador de bordo, indicador de temperatura externa e vidros do motorista com comando one touch.

Opcionais: bancos em couro, protetor frontal com faróis adicionais, alargador de para-lamas, capota marítima e grade de proteção do vidro traseiro.

Dynamique 2.0 16V Flex

R$ 70.790

Motor 2.0 de 143/148 cv, com câmbio manual de seis marchas.
De série: mesmo pacote da Dynamique 1.6

Opcional: banco de couro sintético (R$1.700).

*O jornalista viajou a convite da Renault

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]