A Renault prepara uma nova mudança na segunda geração da linha Sandero e Logan, três anos após a reestilização que deixou os modelos com um visual mais moderno. E a atualização mais significativa contempla o hatch, que ganhará lanternas em formato inédito, bem diferente do atual quadrado.
O esboço do desenho industrial já foi encaminhado pela Renault ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), responsável pelos registros de marcas e patentes. A expectativa é de que as novidades sejam reveladas por inteiro em 2018.
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As imagens revelam que a versão nacional será um pouco diferente das mudanças feitas na Europa. por exemplo, não trará luzes diurnas em led, como as que contornam os faróis do Sandero e Logan europeu.
A grade dianteira também não exibem os gomos horizontais vistos lá fora e que é padrão nos carros da Dacia - montadora que produz modelos de baixo custo para a Renault no Velho Continente, entre eles Sandero, Logan e Duster. As imagens mostram ainda que a grade recebeu um detalhe cromado .
No entanto são as lanternas do novo hatch que chamam a atenção e, certamente, vão gerar muita discussão. Elas ficam mais finas à media que invadem o porta-malas - solução parecida com a usada no Fiat Argo. Aliás, é a única alteração na traseira, pois o para-choque mantém o mesmo desenho.
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Já no Logan a renovação será mais simples, copiando a frente do Sandero e mantendo a traseira com as linhas atuais, sem as novas lanternas.
O Stepway, por sua vez, perderá o prenome Sandero, mas ganhará novo desenho das rodas de liga leve e para-choque, e iluminação em led nas lanternas.
Pelas fotos encaminhadas ao INPI é possível notar que os faróis da versão aventureira apresentam a linha interna no contorno como o modelo europeu, dando a entender que modelo é quem trará a iluminação diurna em led.
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Ainda não há imagens do interior, mas informações de bastidores apontam para uma cabine mais refinada. A ideia é distanciá-lo do Kwid, já que não é mais o carro de entrada da marca. Isto significa mais requinte e preço superior, subindo de patamar dentro da marca. Uma das novidades será a central multimídia mais moderna, que está em desenvolvimento e prometida para estrear no próximo ano no novo Duster.
Sandero e Logan seguirão com os motores 1.0 SCe, de 82 cv e 10,5 kgfm, e 1.6, de 118 cv e 16,0 kgfm. O câmbio manual permanece sendo de 5 velocidades, porém a novidade será a adoção da transmissão automática CVT - que já equipa Captur e Duster -, aposentando o automatizado Easy-R.
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